Qualificação: conheça a principal estratégia para diminuir o turnover na empresa

Um dos aspectos mais importantes para uma empresa se manter relevante é preservar baixo o seu turnover, ou seja, a sua taxa de rotatividade de funcionários. E uma das principais estratégias para cuidar do turnover é investir em qualificação.

É necessário, também, entender como o turnover pode afetar negativamente uma empresa. Isso porque, quando ele é alto, demonstra que a organização tem dificuldades em trabalhar seus talentos.

Consequentemente, há maiores gastos por parte da empresa com contratações e demissões, além do tempo investido nesse processo – isso sem falarmos da perda de capital intelectual.

Os motivos para o desligamento de um profissional são diversos – indo desde o recebimento de uma proposta melhor até a aposentadoria. Mas, entre os principais encontram-se:

– Não ser valorizado pela empresa.

– Não possuir plano de carreira.

Qualificar e desenvolver os colaboradores é um dos principais caminhos, se não, o principal, para superar esses fatores. Quer saber como? Então, continue a leitura!

Você também poderá gostar de:

O que é turnover?

Se você ainda não sabe o que significa turnover, vamos te explicar brevemente. Trata-se de um índice que representa a rotatividade de funcionários da empresa durante um determinado período.

Ou seja, é a quantidade de colaboradores que saíram da empresa versus aqueles que foram contratados para substituí-los – o que também permite que se tenha um panorama da cultura organizacional. O cálculo pode ser feito por meio da fórmula de turnover.

Quanto menor a taxa de turnover, maior o interesse dos profissionais em permanecer na organização – o que demonstra que aquele é um bom lugar para se trabalhar, que valoriza seus talentos e sabe como desenvolvê-los.

Como diminuir o turnover na sua empresa

Já falamos no início deste artigo sobre alguns dos motivos que levam ao desligamento do profissional da empresa, o que aumenta o turnover. Agora, vamos entender a relação do treinamento e qualificação com essa redução.

Você já deve saber o quão importante é o engajamento do funcionário para que exerça sua função com excelência. Mas, como ter um colaborador engajado se a organização na qual trabalha não investe nele?

1 – A qualificação promove o engajamento e dá mais sentido ao trabalho

Saber que a empresa quer que você se aperfeiçoe naquilo que já sabe e desenvolva novas habilidades e competências para ser um profissional cada dia melhor contribui para que ele tenha motivação e se engaje na execução de suas tarefas diárias.

E isso acontece quando a organização investe em desenvolvimento e qualificação corporativa – e é justamente esse engajamento que fará com que a empresa tenha interesse em manter o funcionário, e o funcionário tenha interesse em permanecer nela.

2 – Ambiente de trabalho mais colaborativo

Além disso, ser treinado contribui para que haja confiança entre os líderes e seus colaboradores – afinal, eles saberão que seus liderados possuem as habilidades exigidas pelas suas funções.

Isso permite também que o funcionário tenha mais autonomia. Sendo menos dependentes, poderão tomar decisões com maior liberdade. Um ambiente assim promove o desejo do colaborador de se manter nele.

3 – Plano de carreira e crescimento

Outra forma pela qual a qualificação contribuiu para a retenção dos talentos está no fato de que, quando a empresa está disposta a treinar seu funcionário, ela abre portas para que ele entenda que dentro daquela organização há a possibilidade de crescimento.

Todos desejam crescer profissionalmente, desenvolvendo uma carreira. Para alcançar cargos mais altos, é necessário possuir o conhecimento que a função exige. Dar ao seu colaborador essa oportunidade dentro da empresa está diretamente relacionado a capacitá-lo.

Como aplicar uma estratégia de qualificação e redução do turnover?

Dentre as diversas formas de qualificar seus colaboradores, uma das preferidas das empresas tem sido os treinamentos feitos de maneira online, por meio de plataformas específicas.

Elas opções eficazes para as empresas que buscam escalar um plano de treinamento e otimizar os custos – afinal, não será preciso gastar com aluguel de espaço, contratação de professor e nem dispensar os funcionários de suas tarefas para comparecerem ao treinamento.

Além disso, entre as vantagens da qualificação online, encontra-se a possibilidade de treinar com o mesmo curso quantos funcionários você quiser, com flexibilidade, permitindo que cada um estude no seu tempo.

Ainda, ao mesmo tempo que é possível oferecer treinamento “em massa”, há a opção de traçar um plano de estudos personalizado para o seu colaborador, e atribuir novos cursos conforme suas necessidades e objetivos de carreira.

Tudo isso é possível na plataforma Solution for Business, a solução em cursos para empresas, na qual reunimos especialistas das melhores universidades e grandes nomes do mercado para treinar as suas equipes.

Com o nosso modelo de assinatura, você pode cadastrar um gestor responsável por acompanhar o desempenho e a evolução de cada colaborador inserido na plataforma.

No Solution for Business, cada funcionário tem acesso a centenas de horas de conteúdo de excelência, abrangendo diferentes áreas, tanto de hard skills quanto de soft skills, com novos cursos sendo lançados constantemente.

Quer saber mais? Então, acesse a página do Solution for Business clicando aqui.

Se você gostou deste artigo, compartilhe as dicas com sua rede de contatos!