Conheça 3 exemplos de experiências híbridas

Nos últimos dois anos, encontramos no mundo online novas formas de comprar, trabalhar e participar de eventos. E agora, com a vacina, podemos desfrutar – com cuidado e seguindo as regras – de pequenas doses da nossa antiga normalidade.

É aí que ganham destaque as assim chamadas experiências híbridas, que consistem na união entre o mundo virtual e o físico, de forma a levar o público consumidor e trabalhador a desfrutar o que há de melhor em cada uma dessas modalidades.

Quer saber um pouco mais sobre o tema? Então acompanhe este texto até o final!

Conheça nosso curso de transformação digital e aprenda com conceitos e cases de sucesso para revolucionar o seu negócio com o auxílio da tecnologia.

Um novo jeito de comprar

Nós já falamos em outro artigo sobre como o e-commerce salvou empresas durante a pandemia, pois muitas delas encontraram nessa forma de fazer negócios o elemento que precisavam para continuarem na ativa.

Com o início da pandemia em março de 2020, observou-se um grande aumento na quantidade de compras que estavam sendo feitas virtualmente. Segundo a Mastercard Spending Pulse, o setor de e-commerce cresceu 75% só no ano de 2020.

Mas, para muitos consumidores, mesmo a facilidade de fazer uma compra no conforto de sua casa e recebê-la pouco tempo depois não substitui a visita às lojas. Segundo estudo realizado pela IBM, 72% dos entrevistados utilizam a loja física como parte do seu processo de compra.

Ainda, 27% dos consumidores entrevistados relataram optar por realizar suas compras de maneira híbrida – ou seja, ele compra online, mas também gosta de ir à loja, tocar no produto e escolhê-lo.

Para os varejistas, essa é a oportunidade de encantar e fidelizar seu cliente. Por isso, ter presença online é essencial, já que é por meio das redes sociais que muitos conhecerão sua marca e se vão se interessar em conhecer seu e-commerce, além da loja física.

Você pode saber mais sobre a conquista do cliente pelo nosso curso Encante e fidelize seu cliente, onde são abordadas formas de atender às necessidades dos seus diferentes públicos e a importância da fidelização.

Do escritório ao home office

Em estudo realizado pelo Google, o modelo híbrido de trabalho foi adotado por 44% das empresas entrevistadas em sua pesquisa, sendo que 27% optaram pelo home office e 29% pelo trabalho presencial.

Ou seja, a maioria das organizações já percebeu os benefícios trazidos pelo modelo híbrido de trabalho, que consiste em permitir que o funcionário escolha onde quer trabalhar, se no escritório ou em sua própria casa.

Isso foi preciso diante da atual crise sanitária, que no início mudou drasticamente a maneira tradicional de trabalhar devido à necessidade de isolamento social – o que acabou levando muitas empresas a adotarem o home office.

Mas, agora, dois anos depois, podemos observar pequenas melhoras no quadro geral, o que permite que se volte ao trabalho presencial – essencial para muitos que não encontram em suas casas o ambiente adequado para executar suas tarefas.

Dar o poder de escolha ao funcionário é um grande avanço, e esperamos ver esse comportamento mesmo no pós-pandemia, já que grande parte das empresas enxergou os benefícios dessa decisão.

Uma nova forma de reunir

É fato que, mesmo com os avanços trazidos pela vacinação, muitas pessoas ainda não se sentem à vontade para participar de eventos presenciais. Para atendê-las e àquelas que são a favor da retomada das atividades presenciais, os eventos híbridos são uma ótima opção.

Eles são realizados presencialmente, podendo contar com a participação do público, e transmitidos online – o que também permite que pessoas de outras cidades ou mesmo países possam acompanhar tudo de maneira remota.

Uma característica marcante do evento híbrido é que a parte virtual não é apenas uma live – há toda uma preocupação em levar a quem acompanha o evento de casa a mesma experiência de quem o acompanha ao vivo.

A tendência é que em 2022 os eventos híbridos conquistem seu espaço, principalmente por atrair um maior número de participantes e investidores e garantir a segurança do público.

Já deu para perceber que as experiências híbridas vieram para ficar, né? Isso porque elas permitem que as pessoas tenham liberdade de escolha sobre como vão comprar, trabalhar e acompanhar eventos, mas sem perder a experiência proporcionada por todas essas atividades.

Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e colegas de trabalho, para que vocês possam discutir esse assunto que está tão presente em nossa rotina.