Aumente sua presença online + 4 dicas para um SEO efetivo

Você já se perguntou por que alguns sites ficam na primeira página de resultados de pesquisa do Google de maneira orgânica (sem ser através de anúncios) e o seu não alcança a mesma performance?

A resposta para essa pergunta está no investimento em marketing de conteúdo e SEO (Search Engine Optimization) que esses concorrentes fizeram ao longo de sua trajetória na internet.

Mas o resultado desses esforços não surge da noite para o dia. É necessário amadurecer o posicionamento da marca para alcançar o principal objetivo dessas duas estratégias: a captação de leads.

Leads são pessoas que fornecem suas informações às plataformas em troca de conteúdo – e são importantes porque, quando bem trabalhados, podem se tornar clientes fiéis da sua marca.

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É uma questão de estratégia

Uma das principais estratégias do marketing de conteúdo é o blog, que deve ser mantido com artigos relevantes, que identifiquem as dores de seus clientes e apresentem soluções para elas.

Dentro do conteúdo do blog, você deve aplicar a técnica do SEO, que consiste na inserção de palavras-chave ao longo dos textos, de forma coesa. Variações da palavra-chave que contenham o mesmo sentido que a original também são bem-vindas.

Mas esteja atento à quantidade de vezes que o termo se repete, porque isso impacta diretamente na experiência do usuário, o que também pode levar o mecanismo de busca a entender que você quer manipular aquele conteúdo, o que não é algo bom.

O algoritmo dos sites de buscas também leva em consideração a quantidade de menções na web que seu site recebeu, como links de referências em outras plataformas e citações nas redes sociais.

Tudo isso contribui para a construção da autoridade da sua marca na internet, que é o que fará com que ela seja reconhecida como um resultado relevante quando o consumidor pesquisar por determinada dúvida, termo ou assunto.

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4 dicas para um SEO efetivo

Confira abaixo 4 dicas para otimizar o seu site e ajudar os seus leads a encontrá-lo de maneira orgânica:

  • Título: é o que chamará a atenção do leitor. Portanto, deve ser coerente com o conteúdo que você irá apresentar e não muito longo – recomendamos que contenha cerca de 10 palavras. Além disso, ele deve trazer sua palavra-chave principal.
  • Escaneabilidade: é como você estrutura o seu texto, o tamanho das frases e parágrafos. Para maior fluidez na leitura, use frases e parágrafos curtos, assim como intertítulos e listas.
  • Imagens: escolha imagens relacionadas ao tema que você está trabalhando e as redimensione, para que não carreguem lentamente quando clicarem no seu artigo. O nome do arquivo deve conter a palavra-chave, e as demais devem ser separadas por traços (-).
  • URL: é importante que o seu conteúdo seja acompanhado de uma URL amigável. Ela precisa ser curta e conter sua palavra-chave principal, podendo, inclusive, trazer o título de matéria. Aqui as palavras também são sempre separadas por traços (-).

A transformação digital impulsionada pela pandemia levou as organizações a investirem cada vez mais no aumento de sua presença online, pois enxergaram no mundo virtual a alternativa que precisavam para manterem seus negócios acontecendo.

Mas, com a crise financeira enfrentada nos últimos anos, muitas empresas tiveram que diminuir seus investimentos em publicidade – e foi exatamente aí que o marketing de conteúdo e SEO ganharam lugar de destaque.

Por não exigirem um orçamento específico como outras mídias e trazerem resultados de forma orgânica, ambos são excelentes alternativas para quem deseja promover seu negócio online.

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