Liderança antifrágil: o que é e 6 atitudes para desenvolvê-la

Vivemos um cenário de transformações constantes devido aos avanços tecnológicos, crises econômicas e questões sociais – que representam desafios para as empresas e as suas lideranças, que precisam manter os times engajados apesar das incertezas.

É nesse contexto que surge o líder antifrágil, uma figura capaz de tirar proveito das situações negativas e sair delas mais fortalecido do que estava antes que estas acontecessem.

Por esse motivo, a antifragilidade é diferente da resiliência. Enquanto na resiliência a pessoa retorna ao estado original, como se o desafio não tivesse ocorrido, a antigragilidade a leva para o próximo nível.

Se você deseja entender melhor esse conceito, a sua importância para as empresas se manterem competitivas apesar da volatilidade do mercado e o que fazer para se tornar um líder antifrágil, continue a leitura!

LEIA MAIS: Liderança humanizada: conheça os pilares e saiba como aplicá-la no dia a dia

O que é um líder antifrágil?

Antes de falarmos sobre o que é um líder antifrágil, primeiro precisamos entender o significado do termo “antifragilidade”, criado em 2012 pelo autor libanês Nassim Nicholas Taleb, em seu livro “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”.

A antifragilidade representa o ato de aceitar o caos, os desafios e dificuldades, ao invés de evitá-los a todo custo, e ser uma pessoa mais forte após passar por eles – encarando os problemas como uma oportunidade de desenvolvimento.

Então, o líder antifrágil é aquele que mantém a sua equipe motivada e em movimento durante os momentos de crise, trabalhando em conjunto, e que retira aprendizados dessas situações.

Isso promove o desenvolvimento profissional tanto do líder quanto dos liderados, pois terão maior conhecimento sobre seus pontos fracos para superá-los.

Por que a liderança antifrágil é importante nas organizações?

Em um contexto no qual as corporações precisam se manter competitivas e atrativas para os seus stakeholders, mesmo com a volatilidade do mercado, ter líderes antifrágeis pode fazer toda a diferença.

Afinal, faz parte da antifragilidade aceitar os desafios e imprevistos principalmente os pequenos, mesmo aqueles dos quais seria possível “fugir”. Isso porque, ao lidar com essas dificuldades menores, líder e time se preparam para questões de maior impacto.

LEIA MAIS: Liderança inovadora: o que é, características e mais

Como se tornar um líder antifrágil? 6 atitudes

Já falamos sobre a definição de liderança antifrágil, e sua importância dentro das empresas. Agora, que tal receber algumas dicas sobre como se tornar um líder antifrágil? Confira abaixo!

1 – Pratique o autoconhecimento

Quando você conhece a si mesmo, acaba tendo consciência dos seus pontos fortes e fracos, e pode trabalhar para aperfeiçoá-los. Por isso, o autoconhecimento é fundamental para se tornar um líder antifrágil.

Essa soft skill permite que você saiba como reage diante de problemas e imprevistos e, assim, pode não se deixar dominar pelas emoções diante dos conflitos.

2 – Seja flexível

Um líder antifrágil precisa ser flexível – afinal, diante dos desafios que surgem de forma inesperada, ele deve adaptar sua estratégia para conseguir tirar bom proveito deles, ou mesmo para aceitar um resultado negativo e aprender com ele.

É a flexibilidade que permite que o líder antifrágil se recupere de uma crise e mantenha sua equipe motivada apesar das dificuldades, na busca por novas soluções independentemente do contexto.

3 – Pratique a cultura do feedback

O feedback é responsável por fazer com que o líder antifrágil saiba como está se saindo em sua função, se é necessário que ele faça mudanças na forma como conduz sua equipe quando surgem adversidades.

Nesse tipo específico de liderança, é preciso que haja abertura para isso e que a cultura do feedback constante, praticado no dia a dia, seja de mão dupla – por parte do líder e dos liderados. Isso garante mais agilidade na adaptação do líder às demandas da sua equipe.

4 – Construa relações de confiança

Manter um relacionamento de confiança com seus liderados contribui para que tenham a certeza de que, em momentos de dificuldade, serão guiados por alguém capaz. Além disso, permite que eles se se sintam à vontade para expor suas ideias, se arriscar e até cometer erros na busca por bons resultados.

Na liderança antifrágil, as relações de confiança não devem se restringir à equipe, e sim se estender para clientes, fornecedores e todo o ecossistema do qual a organização faz parte.

5 – Forme uma equipe unida e plural

Cada um possui sua forma de pensar e sua forma de agir, que sofrem influência de diversos fatores relacionados à história pessoal de cada indivíduo – e, quando são colocados para trabalhar em equipe, consegue-se criar soluções inovadoras.

Em momentos no qual surge o inesperado, ter um time unido e plural traz grande impacto em como aquele problema será encarado, solucionado, ou não, e no que será aprendido com ele. Por isso, é necessária grande atenção na hora de formar a sua equipe.

6 – Tenha uma mentalidade antifrágil

Para desenvolver a mentalidade antifrágil, é fundamental entender que os problemas que surgem ao longo do caminho e o cenário de incertezas vivido atualmente podem ser benéficos para o seu desenvolvimento profissional, da sua equipe e para o crescimento da empresa.

Inicialmente, essa pode não ser uma tarefa fácil, já que temos a tendência de evitar conflitos e desafios, para que assim não ocorram erros. Porém, ao aceitá-los e aprender que as falhas são oportunidades de crescimento, você terá uma mudança na sua postura que impactará positivamente todos ao seu redor.

EXTRA: Invista em conhecimento

Uma das principais formas de se preparar para lidar da forma correta com problemas e imprevistos é investir em conhecimento, aprender com quem já passou pela mesma situação e assim, encontrar soluções mais facilmente.

Com o treinamento adequado, você pode se preparar para lidar, inclusive, com as suas emoções quando algo não dá certo, a aprender com os erros e aceitar que um pouco de caos faz parte da nossa realidade.

Com o streaming de cursos Solution Plus, você tem acesso a centenas de horas de conteúdos, preparados por professores especialistas das melhores universidades e do mercado.

Aprenda sobre gestão de conflitos, comunicação não-violenta e desenvolva seu pensamento estratégico – esses são apenas alguns dos cursos que fazem parte da nossa solução. Para saber tudo a que você terá acesso ao assinar o Solution Plus, clique aqui.

LEIA MAIS: Conheça os 9 tipos de liderança e suas características

Gostou do artigo de hoje? Então, não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais!