Manter-se relevante no mercado de trabalho, sendo um profissional capaz de se recolocar sempre que necessário, alcançando melhores oportunidades é algo que está diretamente relacionado ao conceito de empregabilidade.
Isso porque, no cenário atual vivido pelo mercado de trabalho, o nível de empregabilidade dos profissionais é um fator determinante para que estes conquistem as vagas disponíveis e, inclusive, se mantenham nelas.
Para te ajudar a entender melhor o conceito de empregabilidade, elaboramos o artigo de hoje com 7 dicas sobre como aprimorar a sua empregabilidade e, assim, ser um profissional de destaque em um mundo cada vez mais competitivo.
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O que é empregabilidade?
A empregabilidade é o termo utilizado para definir a capacidade que o profissional tem de conseguir um novo emprego, assim como de se manter nele. Ou seja, diz respeito à atratividade do profissional para as empresas.
É algo que pode ser aprimorado por meio de capacitações, que são essenciais devido às constantes mudanças e avanços pelos quais as empresas têm passado nos últimos anos, com a transformação digital.
Por isso, ter a habilidade de se adaptar a esses diferentes cenários é fundamental, aperfeiçoando ou desenvolvendo as soft skills e hard skills necessárias para a sua área de atuação.
Dessa forma, quando estiver em busca de uma nova oportunidade de emprego ou mesmo trabalhando por uma promoção, o profissional conseguirá demonstrar que está em dia com as principais tendências, e que está capacitado para a vaga que almeja.
Qual a importância da empregabilidade?
Uma alta empregabilidade é o que vai proporcionar ao profissional a chance de ser contratado e permanecer na vaga, alçando inclusive melhores posições dentro da empresa de sua escolha.
Por isso esta habilidade é tão importante – afinal, é ela que determina se o seu currículo desperta o interesse do recrutador e que faz com que ele o escolha dentre as diversas candidaturas que recebeu.
Logo, não deve ser negligenciada, e sim tratada como uma prioridade para o desenvolvimento e manutenção da sua carreira.
7 dicas sobre como aprimorar a sua empregabilidade para conseguir um novo emprego, uma nova posição na empresa, ou ainda para se manter onde deseja
Agora que você já conhece o conceito de empregabilidade e a sua importância para o profissional que deseja se destacar, confira abaixo as 7 dicas que elaboramos para que você aprimore a sua empregabilidade. São elas:
1 – Saiba se comunicar
Saber se comunicar com clareza, fazendo uso das melhores palavras para transmitir suas ideias, de forma a fazer-se compreendido, certamente fará a diferença na sua empregabilidade.
Não são todas as pessoas que possuem essa habilidade, mas ela pode ser desenvolvida pelo profissional que é mais tímido e introvertido. Dedicação, cursos de oratória e de comunicação não violenta vão ajudá-lo nessa tarefa.
2 – Aprenda a se adaptar
Já falamos neste artigo sobre a importância da adaptabilidade, mas gostaríamos de reforçar este ponto. Vivemos em um mundo que muda a todo instante, com avanços tecnológicos que transformam a nossa forma de trabalhar.
Por isso, aprender a se adaptar a qualquer tipo de cenário é algo determinante para que o profissional tenha uma alta empregabilidade. Essa competência demonstra maturidade e inteligência emocional, e assegura que a pessoa irá atender às demandas do mercado de trabalho.
3 – Seja criativo
A criatividade é necessária em todas as áreas de atuação, porque representa a capacidade que o profissional tem de resolver problemas de forma inovadora, gerando soluções originais.
Conheça o curso de criatividade da Plataforma Solution e aprofunde o seu conhecimento sobre o pensamento criativo e a mentalidade da pessoa criativa. Com ele, você estará mais apto a influenciar criativamente todos os contextos em que atua.
4 – Pratique o autoconhecimento
Ter consciência dos seus pontos fortes e fracos é algo que contribui para a sua empregabilidade, pois dessa forma você sabe no que é bom e no que precisa melhorar, podendo assim se dedicar ao que precisa ser aperfeiçoado.
O autoconhecimento é benéfico não apenas para a vida profissional, mas para a pessoal também, tendo grande papel no desenvolvimento da confiança si mesmo, nas suas habilidades e competências.
5 – Tenha iniciativa
Uma das coisas que mais chama a atenção dentro da empresa é quando o funcionário tem iniciativa. Isso demonstra que ele sabe ler o ambiente, tem consciência das necessidades do seu setor e está comprometido com o negócio.
Não espere receber uma ordem para iniciar uma atividade. Demonstre que sabe o que faz e que está disposto a assumir responsabilidades, sem que seja preciso que elas sejam impostas a você.
6 – Trabalhe em equipe
Saber trabalhar em equipe, sem se envolver em polêmicas ou brigas com os colegas faz a diferença quando falamos em empregabilidade. Isso porque as empresas valorizam cada vez candidatos e colaboradores que sabem conviver em harmonia com os demais e trabalhar em prol de um objetivo comum.
Além disso, o trabalho em equipe envolve confiança de que o outro fará a sua parte, e isso é fundamental para a execução das tarefas. As equipes são feitas de várias partes que compõem um todo, e quando trabalham em conjunto, os resultados são melhores.
7 – Estude sempre
Com os avanços na tecnologia, o ato de trabalhar passa por mudanças constantes. Além de estar em dia com o que há de mais novo na sua profissão, busque sempre adquirir as habilidades que estão sendo requiridas pelo mercado, tanto técnicas quanto emocionais.
Estar em um processo de aprendizado constante demonstra aos recrutadores que você é um profissional ativo, que não se acomoda e entende a importância do conhecimento para o futuro da sua carreira.
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