Em muitos momentos da vida, o ser humano pode ser dominado pelo medo de não ser bom o bastante – inclusive em seu trabalho. O que pode levá-lo a praticar ações que, ao invés de mostrar ao mundo sua capacidade, o levam na contramão dos seus objetivos.
No ambiente corporativo, busca-se colaboradores que estejam dispostos a dar o melhor de si independentemente do contexto, que queiram aprimorar seus conhecimentos, adquirir experiências e crescer profissionalmente.
Mas, quando a autossabotagem entra em cena, a confiança que foi depositada nele diminui, e o empenho no trabalho também.
Pensando em te ajudar a identificar se está tendo comportamentos autossabotadores prejudiciais à sua carreira, no artigo de hoje discutiremos o tema “autossabotagem no trabalho”, trazendo reflexões que podem te auxiliar a vencê-la. Continue a leitura!
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O que é a autossabotagem?
Autossabotagem significa tomar atitudes prejudiciais à sua vida – seja a pessoal ou a profissional – e que fazem com que você se distancie daquilo que realmente deseja.
Pode se manifestar de maneira consciente ou inconsciente, com o indivíduo impondo barreiras para realizar suas tarefas e se deixando dominar por sentimentos negativos, como o de que não é bom o bastante ou mesmo merecedor das suas conquistas.
Quando as pessoas percebem que se sabotam, é comum acontecer de não procurarem como melhorar seus comportamentos e passarem a se ver como perdedoras.
A autossabotagem tem a ver com a autoconfiança, com crença em si mesmo e nas suas habilidades. Por isso, os autossabotadores são aqueles que, em muitas ou algumas situações, se enxergam como incapazes e não confiam em si mesmos.
Autossabotagem no ambiente de trabalho
Chegar atrasado constantemente, procrastinar tarefas, ser intolerante com colegas e se irritar facilmente com o chefe são algumas das formas pelas quais ocorre a autossabotagem no ambiente de trabalho.
Além disso, o colaborador pode tanto ser dominado pela culpa por não entregar o seu melhor, quanto culpar os outros pelas suas falhas e consequentes frustrações, gerando um clima desagradável dentro da empresa.
Trocar de emprego com frequência também é uma característica do trabalhador que se sabota, seja por ele mesmo se demitir devido a estar insatisfeito, quanto por ser dispensado pelo empregador.
Tudo isso contribui para o sentimento de infelicidade do indivíduo, que acaba se autossabotando ainda mais, entrando assim em um círculo vicioso.
Vencendo a autossabotagem no ambiente de trabalho
Agora que você já sabe o que é a autossabotagem e como ela se manifesta no ambiente de trabalho, vamos refletir sobre 4 pontos que com certeza irão te ajudar a vencê-la e a se tornar o melhor profissional que você possa ser:
1 – Tenha disciplina
Estabeleça uma rotina e busque cumpri-la – dessa forma, você saberá o que esperar do seu dia e passar por ele será mais fácil. Isso também tem a ver com vencer a procrastinação ao se esforçar para não deixar as tarefas para o dia seguinte, salvo exceções que esporadicamente irão acontecer. Mas deixar para o outro dia, para a outra semana, deixa de ser regra.
2 – Seja perseverante
Tenha seus objetivos como foco e não desista deles, mesmo com as dificuldades que possam surgir pelo caminho. Cometer erros faz parte da vida, e o importante é se lembrar que eles podem ser corrigidos e superados.
3 – Saiba se comunicar
Conversar com os colegas sobre atitudes que eles tiveram que te afetaram, assim como admitir quando você mesmo teve algum problema com seu trabalho, vai contribuir para que as preocupações diminuam e o clima entre a equipe fique mais leve.
4 – Busque o autoconhecimento
Conhecer a si mesmo permite que você saiba qual a origem das suas atitudes de autossabotagem e, consequentemente, possa tratar esse problema direto na raiz, realizando a mudança comportamental necessária para que ocorra a melhora.
BÔNUS – Conhecimento também é sinônimo de segurança
Estar seguro das suas habilidades contribui no combate à autossabotagem no trabalho. Isso porque quando você tem consciência do que é capaz, ignorar os pensamentos de que não é bom o bastante se torna mais fácil.
Por isso, investir em conhecimento, fortalecendo suas limitações e aprimorando os pontos fortes, é essencial – e você pode contar com a Plataforma Solution para isso!
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E se você gostou de saber um pouco mais sobre o que é autossabotagem no trabalho e das dicas que demos para vencê-la, não deixe de compartilhar esse artigo!