3 passos para alcançar o sucesso no LinkedIn

Imagine um mundo em que não fosse mais preciso enviar currículos impressos para as empresas ao buscar uma oportunidade de trabalho – e onde você pudesse ser encontrado pelas organizações, fazendo da procura por emprego uma via de mão dupla.

Lançado em 5 de maio de 2003, o LinkedIn é uma rede social focada em promover o contato entre profissionais e empresas do mundo todo. Hoje conta com mais de 500 milhões de usuários que, com suas ferramentas, conseguem expandir sua network, candidatar-se a vagas e ampliar seus conhecimentos sobre o mercado.

O Brasil é o terceiro país com mais adeptos dessa rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Isso mostra que os brasileiros já perceberam a importância de se conectar e manter um perfil atualizado no LinkedIn.

A rede social possui várias vantagens, tanto para empresas quanto para profissionais. Citamos abaixo algumas delas:

  • Ter um currículo virtual disponível 24 horas por dia, de graça;
  • Criar uma página para a sua empresa, o que fortalece sua presença online;
  • Participar de grupos de discussão, mantendo-se dentro das atualizações relacionadas a sua área de atuação;
  • Demonstrar autoridade em assuntos que domina ao publicar artigos.

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Pequenas atitudes que te farão crescer no LinkedIn

Com alcance orgânico (não pago) muito maior que o Facebook, o LinkedIn pode ser a chave para o seu sucesso! Confira três dicas para conquistar seu espaço nessa rede social.

1 – Consistência

Não apenas no LinkedIn, mas em todas as redes sociais, é preciso manter consistência no fluxo de publicações. Isso significa não apenas ter um conteúdo relevante e seguir uma linha editorial que faça sentido para o seu público. É, principalmente, ter consistência no sentido de estar presente constantemente.

Por isso é essencial seguir um padrão de publicações, em dias pré-determinados. Por exemplo, publicar sempre às terças e quintas-feiras, às 11h. Assim, seu público será fidelizado, pois ele passará a aguardar ansiosamente o momento em que você fará sua publicação.

Entretanto, ressaltamos que é necessário também entender qual o formato que melhor funciona para você. O texto é um dos mais comuns, pois o LinkedIn permite a publicação de artigos – mas lembre-se de que eles devem ser mais longos, trazendo uma profunda reflexão sobre o tema abordado.

2 – Pessoalização

O LinkedIn é uma rede social que demanda que o conteúdo da publicação seja pessoalizado. Ou seja, é preciso colocar sua opinião naquilo que cria e compartilha, encontrar um lugar dentro do seu nicho, criar uma voz. Não é bom apenas compartilhar uma notícia da revista de economia, por exemplo. Dar sua opinião sobre o que foi escrito mostra que você leu aquele texto e que ele chamou sua atenção.

Também não podemos nos esquecer da importância de monitorar as interações geradas pela sua publicação, pois é o público quem determina se o seu conteúdo é relevante ou não. Fique sempre atento aos comentários que irão impulsionar seu trabalho, fazendo com que ele chegue a mais pessoas.

3 – Humanização

Seu perfil ou página não deve ser um catálogo de produtos e serviços. Claro, você pode falar sobre aquilo que vende, mas sempre humanizando o que oferece. Mostre quem fabrica seus produtos e empresas parceiras. O intuito da publicação não pode ser a “venda pela venda”. É preciso algo mais.

Como páginas não podem publicar artigos, é necessário criar dentro da empresa uma cultura onde seus colaboradores publiquem textos sobre a marca, falando como é o ambiente de trabalho, suas conquistas no emprego, entre outros. Essa é uma forma de colocar em prática a humanização.

O colaborador é o influencer número um da empresa onde trabalha, e sua marca é o que as pessoas falam dela. Um exemplo a se seguir é o da Natura, que se mantém forte no LinkedIn e que já conquistou seu espaço na rede social.

 

Se destacar no LinkedIn demanda esforço, que vai ser recompensado com uma boa imagem para você ou da sua empresa. Então, tire o máximo dessa rede social e siga as dicas que demos acima! Com certeza elas farão diferença na forma como o público enxerga sua marca.

E se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como crescer no LinkedIn, recomendamos que assista ao bate-papo dos nossos professores Rafael Terra e Marcelo Teixeira, disponível em nosso canal do Youtube. Lá você encontra outras dicas e estratégias para conquistar o seu espaço no mercado pela rede social!

Ah! Não esqueça de compartilhar este texto com sua rede de contatos – inclusive do LinkedIn!