Já ouviu falar das marcas mais influentes no Brasil? Elas carregam esse título devido à grande presença na vida e no dia a dia das pessoas e transmitem confiança aos consumidores, transformando seus pensamentos.
Recentemente, a empresa de pesquisa e inteligência de mercado Ipsos divulgou o Most Influential Brands (ou Marcas mais influentes), um ranking realizado em 14 países e que, no Brasil, estudou 107 marcas e 2 mil pessoas por meio de painel online, entre 6 de novembro e 5 de dezembro de 2020.
A pesquisa levou em consideração atributos importantes, divididos em cinco dimensões:
- Inovação: buscar desenvolvimento e melhorias
- Confiança: mostrar relevância nas informações ao público
- Presença: estar presente no dia a dia das pessoas por meio do uso e disponibilidade
- Responsabilidade social: demonstrar preocupação e envolvimento com questões sociais
- Engajamento: ser uma marca engajada em causas boas
O Google lidera o ranking como nas últimas quatro edições, tendo logo atrás o YouTube e a Samsung, respectivamente. Dentre as dez selecionadas, apenas uma marca é brasileira: O Boticário.
O sexto fator: Covid-19
Devido ao contexto da pandemia de Covid-19, um sexto fator levou em consideração a postura de cada marca frente ao período. É inegável que houve mudanças, e é essencial que as marcas estejam atentas, incentivando cuidados ou realizando ações mais diretas, por exemplo.
Com isso em mente, vamos ao que interessa!
O ranking da Ipsos
Confira as 10 marcas mais influentes no Brasil:
- YouTube
- Samsung
- Microsoft
- Colgate
- Nestlé
- O Boticário
- Mercado Livre
- Mastercard
Marcos Calliari, CEO da Ipsos, aponta que as tendências atuais tornaram as marcas mais próximas dos consumidores, com comportamentos mais moldados e cobranças maiores. Segundo o executivo, 77% dos consumidores esperam que as empresas se esforcem mais pela sociedade e 53% consideram que as empresas têm exercido um bom papel.
Responsabilidade social, confiança e consistência
A chefe de Estudos de Saúde de Marca da Ipsos, Ana Hashizume, participou do evento de divulgação do ranking e foi bem enfática sobre o assunto. “As marcas estão substituindo as instituições. Este é o novo papel das empresas”, declara. “O que se espera das marcas mudou. A Covid-19 acabou potencializando o peso de outras dimensões, como confiança e responsabilidade social. Não basta estar presente do lado do consumidor em um momento específico: tem que ser consistente nessa atuação”, aponta a especialista.
O poder da influência
A influência tornou-se algo intrínseco dessas marcas, e saber utilizá-la da maneira correta é o que garante as melhores posições em um ranking como esse. E essa influência vai além das tomadas de decisões e linhas de pensamentos.
“As marcas desempenham um papel fundamental em nossas vidas e essa influência está crescendo. Da assistência durante a Covid-19 à melhoria do nosso bem-estar, as marcas estão transformando as sociedades em que vivemos. Algumas marcas usam sua influência econômica para aliviar problemas sociais e melhorar o planeta. Por meio de um propósito que enxerga a pessoa e a comunidade por trás do consumidor, essas marcas visionárias vão muito além da venda de um produto ou serviço. Elas estabelecem conexões emocionais fortes com as pessoas. A influência é um dos ativos mais valiosos que uma marca pode ter.”, aponta Marcos.
Essas “conexões emocionais fortes” as quais o executivo se refere são demonstradas, por exemplo, no caso da marca brasileira O Boticário. Embora a consistência nos negócios e faturamento sejam fatores importantes que mostram o valor da marca por si só, são outros pontos que, de fato, geram aproximação com o público, como o apoio às questões sociais, equidade racial e a preocupação com o meio ambiente – expressada nos produtos orgânicos certificados e no sistema sustentável.
Se interessou pelo assunto? Clique aqui, confira a live transmitida no dia do evento e compartilhe com quem também quer conhecer mais sobre as marcas mais influentes no Brasil!