O que é Inteligência de Mercado?

Aprimorar os métodos decisórios de uma empresa é essencial para ter bons resultados. Profissionais envolvidos nesses processos, inclusive nas áreas comercial e de marketing, sabem como um bom estudo de Inteligência de Mercado é importante para lidar com necessidades e desafios das empresas atuais, que se veem confrontadas a fazerem melhores análises antes de tomar uma decisão.

Também conhecida como BI (Business Inteligence), a Inteligência de Mercado auxilia empresas a conviverem em um ambiente de muita complexidade de informações, que podem surgir das mídias, do universo do conhecimento aprimorado, da ciência que constantemente se atualiza e das novas tecnologias.

Segundo Edson Barbeiro, professor doutorado em administração, modificações de conceitos nas legislações e do comportamento do consumo também encorajam a adesão de um BI.

“Uma empresa inteligente é uma empresa que oxigena suas visões, organiza suas informações, compreende o processo decisório e busca vantagens competitivas”, explica.

Curso Solution

Neste mês, a Plataforma Solution entregará o curso de Inteligência de Mercado. Segundo Barbero, também responsável pela apresentação dos conteúdos, os módulos se organizam com o objetivo de auxiliar o profissional presente em áreas estratégicas ou que tenha em sua responsabilidade profissional conviver com informações e apoiar a tomada de decisões.

“Nosso anseio é trazer um curso que captura a perspectiva humana das decisões, discutindo as nossas racionalidades e irracionalidades. Ele trata um pouco sobre aspectos que caracterizam um bom BI”, relata.

Divido em cinco módulos, o curso expõe os fundamentos da inteligência competitiva e de mercado, tomada de decisão, aprimoramento do pensamento estratégico, coleta de dados para inteligência (Big Data) e aplicação da inteligência competitiva. “Queremos debater conceitos que prezam pelo aspecto estratégico e decisório do futuro da empresa”, completa o professor.

Preparo do profissional

Diferente dos cursos que focam em ferramentas e softwares, Barbero explica que este tem como maior objetivo ser generalista e abraçar as maiores questões que cercam a Inteligência de Mercado. “Existem muitas ferramentas boas no mercado, como a SAS e Tableau. Mas o nosso maior foco é a pesquisa na área de competidores”, conta.

Ele acrescenta ainda que o curso prepara o profissional para uma nova exigência do mercado de trabalho. “É muito comum hoje, ainda que em um momento de desemprego, encontrarmos uma empregabilidade maior nesse profissional que seja instrumentalizado com inteligência.”

“Uma empresa inteligente usa novos métodos e formas de enxergar as coisas. Nós temos que enxergar além do trivial. Temos que ser criativos, mas, ao mesmo tempo, organizados”, completa. Todas essas competências são requisitos para um profissional de Inteligência de Mercado.