A análise de dados e o impacto no crescimento de empresas

Uma das maiores polêmicas da última década envolveu a relação do mundo digital com as informações pessoais disponibilizadas e acessadas online pelas empresas. Essa situação nos mostrou como a análise de dados e todo seu processo de captação e tratamento são importantes, além de mudar de vez nosso entendimento sobre a visualização dessas informações e a privacidade.

Para entender melhor sobre os cuidados que as empresas devem ter com os dados pessoais, confira o curso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados da Plataforma Solution ou acesse este conteúdo do blog para obter um panorama sobre o assunto.

Quando o assunto é análise de dados, é importante lembrarmos que até pouco tempo atrás ela era feita com base em formulários e opiniões que nem sempre se fundamentavam em estudos ou pesquisas.

As informações, que tinham grandes chances de serem imprecisas e influenciarem negativamente as tomadas de decisões, também eram coletadas e tratadas de forma individualizada nos setores das empresas. Dá para imaginar por que esse processo ficou defasado tão rápido com a chegada de novas tecnologias de análise de dados, né?

Com a popularização da internet, a geração de dados por segundos aumentou drasticamente, dando origem ao termo Big Data, que nada mais é do que esse volume intenso de informações disponíveis online e que pode ser fundamental para o sucesso de estratégias de controle e qualidade dos negócios.

Entre as vantagens da captação e análise de dados nas organizações, independentemente de segmentação, estão:

  • Clareza dos processos internos e externos
  • Diferenciação da concorrência
  • Valorização da marca

Confira algumas dicas de como organizar e definir metas do negócio para aplicar a análise de dados com mais eficácia.

Identificação de objetivos

Todo projeto começa com a identificação dos objetivos e aqui não seria diferente. Mas existe uma boa justificativa para isso: os dados precisam fazer sentido para o negócio e só com propósitos bem definidos será possível categorizar essas informações.

Direcionar esforços, tempo e investimentos e fundamentar as ações são estratégias com grande potencial de aumentar a lucratividade. E as duas dependem de uma boa análise de dados.

Não se esqueça que qualidade é ainda mais importante do que quantidade. Muitos dados sem filtro nenhum podem gerar informações inúteis e que funcionam como obstáculo entre sua empresa e o crescimento.

Personalização

Se tem um fator que está em alta quando falamos em consumo e segue como tendência para os próximos anos é a personalização. E, de novo, ela também depende de uma análise de dados apurada.

Conheça seu cliente. Com o crescimento do negócio, defina uma equipe especialmente voltada para entender cada angústia, anseio e interesse. Assim, toda a experiência de compra pode ser personalizada e as vendas, consequentemente, mais certeiras.

Vantagem competitiva

A análise de dados também permite uma avaliação completa do setor e da concorrência. As informações são o diferencial de uma marca na velocidade da divulgação e o destaque entre a competição.

Com isso é possível antecipar lançamentos e prever tendências, além de compreender os pontos fortes do seu negócio, para afirmá-los, e os fracos, para melhorá-los.

Mensuração

Depois de investir em análise de dados, é necessário monitorar e medir o desempenho de cada ação. Compare indicadores e faça os ajustes necessários para continuar com o crescimento corporativo.

Algumas métricas que podem ser definidas – e são interessantes de manter sempre no radar para mensurar a gestão de relacionamento com o cliente (CRM) – são: retorno sobre investimento (ROI), custo por aquisição (CPA) e o Net Promoter Score (NPS).

E tudo isso pode ficar ainda melhor e mais eficiente com as ferramentas de Data Visualization. Conheça as melhores práticas de análise de dados!