Uma das maiores polêmicas da última década envolveu a relação do mundo digital com as informações pessoais disponibilizadas e acessadas online pelas empresas. Essa situação nos mostrou como a análise de dados e todo seu processo de captação e tratamento são importantes, além de mudar de vez nosso entendimento sobre a visualização dessas informações e a privacidade.
Para entender melhor sobre os cuidados que as empresas devem ter com os dados pessoais, confira o curso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados da Plataforma Solution ou acesse este conteúdo do blog para obter um panorama sobre o assunto.
Quando o assunto é análise de dados, é importante lembrarmos que até pouco tempo atrás ela era feita com base em formulários e opiniões que nem sempre se fundamentavam em estudos ou pesquisas.
As informações, que tinham grandes chances de serem imprecisas e influenciarem negativamente as tomadas de decisões, também eram coletadas e tratadas de forma individualizada nos setores das empresas. Dá para imaginar por que esse processo ficou defasado tão rápido com a chegada de novas tecnologias de análise de dados, né?
Com a popularização da internet, a geração de dados por segundos aumentou drasticamente, dando origem ao termo Big Data, que nada mais é do que esse volume intenso de informações disponíveis online e que pode ser fundamental para o sucesso de estratégias de controle e qualidade dos negócios.
Entre as vantagens da captação e análise de dados nas organizações, independentemente de segmentação, estão:
- Clareza dos processos internos e externos
- Diferenciação da concorrência
- Valorização da marca
Confira algumas dicas de como organizar e definir metas do negócio para aplicar a análise de dados com mais eficácia.
Identificação de objetivos
Todo projeto começa com a identificação dos objetivos e aqui não seria diferente. Mas existe uma boa justificativa para isso: os dados precisam fazer sentido para o negócio e só com propósitos bem definidos será possível categorizar essas informações.
Direcionar esforços, tempo e investimentos e fundamentar as ações são estratégias com grande potencial de aumentar a lucratividade. E as duas dependem de uma boa análise de dados.
Não se esqueça que qualidade é ainda mais importante do que quantidade. Muitos dados sem filtro nenhum podem gerar informações inúteis e que funcionam como obstáculo entre sua empresa e o crescimento.
Personalização
Se tem um fator que está em alta quando falamos em consumo e segue como tendência para os próximos anos é a personalização. E, de novo, ela também depende de uma análise de dados apurada.
Conheça seu cliente. Com o crescimento do negócio, defina uma equipe especialmente voltada para entender cada angústia, anseio e interesse. Assim, toda a experiência de compra pode ser personalizada e as vendas, consequentemente, mais certeiras.
Vantagem competitiva
A análise de dados também permite uma avaliação completa do setor e da concorrência. As informações são o diferencial de uma marca na velocidade da divulgação e o destaque entre a competição.
Com isso é possível antecipar lançamentos e prever tendências, além de compreender os pontos fortes do seu negócio, para afirmá-los, e os fracos, para melhorá-los.
Mensuração
Depois de investir em análise de dados, é necessário monitorar e medir o desempenho de cada ação. Compare indicadores e faça os ajustes necessários para continuar com o crescimento corporativo.
Algumas métricas que podem ser definidas – e são interessantes de manter sempre no radar para mensurar a gestão de relacionamento com o cliente (CRM) – são: retorno sobre investimento (ROI), custo por aquisição (CPA) e o Net Promoter Score (NPS).
E tudo isso pode ficar ainda melhor e mais eficiente com as ferramentas de Data Visualization. Conheça as melhores práticas de análise de dados!