“Quem não se comunica se trumbica”. A famosa frase de Chacrinha, um dos principais comunicadores do rádio e televisão brasileiros até a década de 1980, destaca a importância da comunicação para quem não quer se dar mal ou ser compreendido de modo equivocado.
Uma comunicação eficaz pode ser a chave para o sucesso de qualquer relação, seja pessoal ou profissional. Conversar e escrever são as principais formas de se comunicar, mas são infinitas as maneiras de transmitir uma mensagem, vale até gesticular e trocar olhares.
Por mais que tudo isso pareça simples e natural, muitos elementos ainda podem estar falhando ou faltando para sua comunicação melhorar. Por isso, separamos sete TED Talks para contribuir com essa jornada. As palestras retratam experimentos e acessórios divertidos, além de temas como empatia, relações pessoais e profissionais e propaganda. Confira!
Para Início de Conversa
A bióloga brasileira Carolina Nalon fala sobre comunicação não violenta a partir de uma experiência com sua mãe. Ela mudou sua trajetória de carreira para trabalhar com desenvolvimento humano e aposta na empatia e compaixão como ferramentas poderosas para fortalecer as relações interpessoais.
Na apresentação ela destaca tipos de pessoas que, de maneiras sutis, acabam não ouvindo as outras e interrompem o fluxo de comunicação, mesmo que bem-intencionadas. Isso ocorre, na maioria das vezes, da necessidade de ajudar, mas acabam minimizando os problemas. Na verdade, as pessoas só precisam desabafar e essas práticas acabam não resolvendo situações.
O ideal é ouvir as pessoas com empatia e compaixão para que elas consigam chegar quase que sozinhas às resoluções dos próprios problemas.
Sua linguagem corporal molda quem você é
Nossos gestos, pensamentos, sentimentos e fisiologia exteriorizados impactam muito mais do que somente as pessoas ao nosso redor. Eles impactam nós mesmos e moldam quem nós somos.
Parece óbvio, mas Amy Cuddy, psicóloga social, demonstra com bons exemplos como a comunicação corporal influencia opiniões, mesmo que não esteja tão claro para nós. Se nossa mente muda nosso corpo, é possível que nosso corpo mude nossa mente? Essa pergunta é respondida na apresentação, de forma didática e empírica.
O corpo humano é um importante aliado da comunicação e a palestra mostra alguns truques e poses de poder para treinar seu cérebro e conquistar seus objetivos.
Pão em Fatias
Ser notável é melhor do que fazer muita propaganda. É isso que o TED Talk do Seth Godin, um dos gurus do Marketing, explica sobre comunicação. A ideia de ousar e enfrentar os riscos é o que realmente faz a diferença entre a concorrência.
Dialogar com a média popular não é mais vantajoso. Porque são pessoas acostumadas com propaganda. Assim, aprenderam muito rápido como ignorá-las. Você precisa conversar com quem está ouvindo. Um público interessado, mesmo que em menor número, gera mais conversões de propaganda em venda do que um numeroso público apático.
Hoje, as ideias consideradas ruins ou até bizarras podem chamar a atenção de um público engajado e determinar o sucesso ou não de uma empresa.
Esse é o seu cérebro em comunicação
Nós já nascemos com um sofisticado sistema de transmitir memórias e ideias do nosso cérebro para outro cérebro: a nossa comunicação. Essa informação é tão chocante quanto óbvia e é abordada no TED Talk ministrado pelo neurocientista Uri Hasson.
Ele explica sobre como o cérebro se comporta durante atividades que envolvem comunicação. Foram feitos experimentos que mostram atividades semelhantes de diferentes cérebros quando expostos a idiomas, mesmo que variados.
A capacidade de se comunicar depende de ter algo em comum, para poder criar um contexto, uma compreensão, em um sistema de crenças compartilhadas.
A arte da comunicação “vestível”
Artista, tecnóloga e educadora, Kate Hartman trabalha com acessórios vestíveis que estão, de alguma forma, alinhados à comunicação e ao corpo humano. Muitas das criações são formas de se conectar com você mesmo.
Comunicação introspectiva também é comunicação. Afinal, é só quando estamos conectados com nós mesmos que conseguimos trabalhar uma comunicação eficaz e não violenta com os outros.
De forma divertida, a palestrante aborda o tema com exemplos de suas criações, como “Chapéu Fale Consigo Mesmo”, “Coração Inflável” e o “Traje Abraça-Geleira”.
O poder da comunicação neste século
A comunicação é ferramenta essencial para o desenvolvimento dos talentos e competências individuais. É isso que a portuguesa Laurinda Alves explica na sua palestra.
Ninguém nos ensina a comunicar de forma adequada desde crianças. Por isso desenvolvemos memórias ruins ligadas à comunicação, como apresentações, provas orais e exames.
Se desde pequenos fôssemos treinados para desenvolver competências comunicativas, poderíamos ser melhores em resolver problemas e gerenciar empresas, pessoas e ideias.
Lembre-se de agradecer
A última e menor palestra da lista pode até parecer simples, mas vai te ajudar a estreitar amizades, reatar laços e expressar sentimento bom pelas pessoas. Conduzido por Laura Trice, este TED Talk fala da importância de agradecer e ser agradecido.
Além disso, a apresentação enfatiza a necessidade de deixar o outro saber quando estamos esperando um agradecimento ou elogio. Clareza e objetividade são dois bons caminhos para melhorar a comunicação.
E você, já assistiu algum desses? Tem outros TED Talks para nos indicar? Compartilhe com a gente nos comentários!