O que é um Líder Coach

O tipo de líder que você é reflete nos resultados e na motivação da equipe. Um líder coach, por exemplo, foca na humanização da gestão e tem o hábito de perguntar mais do que responder.

A professora do curso de Liderança e Líder Coach da Solution Denise de Moura explicou que uma das principais diferenças entre o líder tradicional e o líder coach é a forma de lidar com problemas do cotidiano do trabalho.

Segundo ela, se o colaborador cometeu um erro, ao invés de dar um retorno negativo, o líder coach faz perguntas para ele. “O que você pode aprender com esse erro? O que você pode fazer de diferente em outra oportunidade?”, exemplifica.

A intenção do líder coach é que a equipe se desenvolva. “A ideia não é formar seguidores, é formar outros líderes que no futuro possam fazer o trabalho como ele”, afirma.

O líder coach não dá ordens, ele trabalha junto com a equipe em busca de manter os funcionários engajados e produtivos.

Na opinião de Denise, no mercado atual não há espaço para uma liderança autocrática. “A curto prazo até dá resultado porque o líder chega mandando e as pessoas obedecem. Só que a médio e longo prazo ele vai gerando um medo e ansiedade na equipe e ela vai se desmotivando”, completa.

Esse tipo de liderança autocrática resulta em duas situações, de acordo com Denise: as pessoas da equipe pedem demissão ou se acomodam, o que prejudica diretamente os resultados.

Competências

Denise elencou as principais competências que o líder coach deve ter:

Resiliência: eliminar pensamentos improdutivos e incentivar todos no ambiente de trabalho a terem pensamentos produtivos;

Escuta ativa: desenvolver técnicas de comunicação;

Flexibilidade cognitiva: pensar diferente nas situações adversas do cotidiano, como a falta de um material por conta de um momento de crise, por exemplo;

Pensamento crítico: enxergar onde pode melhorar para que a equipe consiga evoluir.

Formação

O curso on demand de Liderança e Líder Coach da Solution é voltado para líderes, gestores, pessoas que querem se tornar gestores, funcionários, empregados e colaboradores de empresas.

Ele tem duração de 20 horas divididas em quatro módulos, que abordam os tipos de liderança e o que dá mais resultados atualmente. O curso tem o objetivo de formar líderes que possam desenvolver equipes de alto desempenho.

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