O tipo de líder que você é reflete nos resultados e na motivação da equipe. Um líder coach, por exemplo, foca na humanização da gestão e tem o hábito de perguntar mais do que responder.
A professora do curso de Liderança e Líder Coach da Solution Denise de Moura explicou que uma das principais diferenças entre o líder tradicional e o líder coach é a forma de lidar com problemas do cotidiano do trabalho.
Segundo ela, se o colaborador cometeu um erro, ao invés de dar um retorno negativo, o líder coach faz perguntas para ele. “O que você pode aprender com esse erro? O que você pode fazer de diferente em outra oportunidade?”, exemplifica.
A intenção do líder coach é que a equipe se desenvolva. “A ideia não é formar seguidores, é formar outros líderes que no futuro possam fazer o trabalho como ele”, afirma.
O líder coach não dá ordens, ele trabalha junto com a equipe em busca de manter os funcionários engajados e produtivos.
Na opinião de Denise, no mercado atual não há espaço para uma liderança autocrática. “A curto prazo até dá resultado porque o líder chega mandando e as pessoas obedecem. Só que a médio e longo prazo ele vai gerando um medo e ansiedade na equipe e ela vai se desmotivando”, completa.
Esse tipo de liderança autocrática resulta em duas situações, de acordo com Denise: as pessoas da equipe pedem demissão ou se acomodam, o que prejudica diretamente os resultados.
Competências
Denise elencou as principais competências que o líder coach deve ter:
Resiliência: eliminar pensamentos improdutivos e incentivar todos no ambiente de trabalho a terem pensamentos produtivos;
Escuta ativa: desenvolver técnicas de comunicação;
Flexibilidade cognitiva: pensar diferente nas situações adversas do cotidiano, como a falta de um material por conta de um momento de crise, por exemplo;
Pensamento crítico: enxergar onde pode melhorar para que a equipe consiga evoluir.
Formação
O curso on demand de Liderança e Líder Coach da Solution é voltado para líderes, gestores, pessoas que querem se tornar gestores, funcionários, empregados e colaboradores de empresas.
Ele tem duração de 20 horas divididas em quatro módulos, que abordam os tipos de liderança e o que dá mais resultados atualmente. O curso tem o objetivo de formar líderes que possam desenvolver equipes de alto desempenho.
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