Entender as relações humanas é importante para várias áreas da vida, inclusive a profissional. O comportamento organizacional estuda justamente isso e mostra que compreender as relações interpessoais é importante para formar equipes de alto desempenho.
Para além disso, o comportamento organizacional também é uma ferramenta para aprimorar a gestão de pessoas e de processos dentro da empresa. É uma forma de prever situações e evitar conflitos entre os colaboradores.
Por exemplo: um colaborador que não está feliz na sua função e tem uma visão deturpada dos objetivos da empresa. Ele passa o dia reclamando e aquilo influencia no ambiente de trabalho, na produtividade e no inconsciente coletivo. Pode ser prejudicial a longo prazo.
O estudo desses comportamentos é importante para entender as estruturas de trabalho em grupo e os impactos que causam no ambiente empresarial. Ele influencia os resultados da organização e caracteriza as condutas dos membros dela, formando uma cultura.
Cultura organizacional
A cultura organizacional é basicamente o conjunto de valores que são comuns entre os membros e gestores de uma empresa. E uma das coisas que faz com que a organização se destaque e se mantenha no mercado é ter os valores bem definidos.
Além disso, essa cultura também acaba por diminuir custos de contratação a medida que aumenta o engajamento dos funcionários e dá mais satisfação profissional a eles. Quando há uma definição clara dos valores de uma empresa, a tendência é que ela atraia profissionais que acreditem de fato naquilo e batalhem pelo objetivo.
Exatamente por isso, entender o comportamento e as relações pode ser uma chave para fortalecer a cultura organizacional. E quanto mais o empresário entender sobre isso, mais claro ficam os valores.
Para além de apenas fazer o funcionário “seguir religiosamente” a cultura, é preciso oferecer condições para que ele faça isso de forma positiva, com impacto no estilo de vida e bem-estar dos colaboradores, clientes e outros envolvidos.
Prática
Sabendo o que é comportamento organizacional e como influencia a cultura organizacional, como ele deve ser feito? Embora na teoria seja simples, aplicar requer conhecimento e sabedoria. Geralmente, algumas ferramentas, por assim dizer, são usadas para colocar em prática o conhecimento teórico.
Motivação – O primeiro passo é básico: se o funcionário não se sente motivado no ambiente de trabalho, por que ele vai fazer um bom trabalho? É preciso estimular a criatividade e inovação para que ele sempre tenha ideias que aprimorem sua rotina e, consequentemente, os resultados.
Liderança – Esse é importante: tenha líderes que saibam liderar. Parece um tanto quanto redundante, mas é verdade. Não adianta colocar o profissional mais “bem-formado” no cargo porque ele parece bom. Se ele não souber liderar com sabedoria, de nada vai adiantar.
Um bom líder conduz e administra a equipe, guia os outros colaboradores para o rumo certo, mas sem precisar ser autoritário. Entenda o que é um líder coach.
Desempenho – Esse fator é basicamente uma consequência dos outros dois. Quando há motivação suficiente e uma liderança saudável, a tendência é que o desempenho dos colaboradores melhore.
Além desses, outros elementos como a comunicação e a cultura da empresa são importantes para que o comportamento organizacional seja, de fato, eficaz.
O que você achou? Já sabia o que era comportamento organizacional? Comente!