O mercado brasileiro é um desafio e pode assustar ainda mais quem está pensando em começar a empreender. Mesmo assim, o país vê aumentar o número de pessoas que se aventuram em ter seu próprio negócio e a tendência é que isso cresça nos próximos anos.
Ainda que educação empreendedora, gestão e planejamento não sejam tão populares nas escolas e lares do país, outros fatores do contexto atual influenciam na decisão de começar a empreender. Índices como cenário econômico instável e altas taxas de desemprego pesam nas decisões pessoais de muita gente.
Se você está nessa situação, não se preocupe. A Plataforma Solution separou sete dicas para você começar a empreender com mais confiança e clareza.
Divida suas tarefas
Uma empresa não nasce da noite para o dia. Por isso, cada etapa pode ser dividida em tarefas para serem concluídas dia após dia. Entender que o empreendedorismo é um processo é o primeiro passo para o sucesso.
Afinal, o dia só tem 24 horas. Se você estiver cansado porque a ansiedade de ter seu próprio negócio não te deixou dormir, você vai render ainda menos e pode não conseguir executar nem as tarefas mais simples.
Adeque sua realidade
Ter uma ideia criativa para o seu negócio é mais importante do que querer copiar a concorrência. Isso porque você deve adequar a sua realidade às ações e estratégias de marketing.
Uma sugestão é realizar o processo de benchmarking, uma forma de comparação saudável, que adapta as práticas positivas de outras empresas às particularidades da sua marca.
Aprenda com histórias de crescimento e lembre-se de fazer os ajustes necessários para que as ações sejam bem aproveitadas.
Equilibre o financeiro
Para começar a empreender de forma mais confortável financeiramente, defina as despesas mensais, como cronograma de pagamentos. Também tente antever as entradas de dinheiro para controlar o andamento financeiro.
Isso é conhecido como fluxo de caixa e serve de base para todas as decisões envolvendo investimentos. Cuide para manter os prazos de pagamentos e recebimentos em dia e evite desperdícios nas operações para não ficar inadimplente.
Invista em RH
O departamento de RH (Recursos Humanos) é responsável pela contratação dos funcionários. Por isso é importante que ele esteja sempre alinhado com os valores e visão da empresa.
O funcionário certo na função adequada é um diferencial para o crescimento rápido da empresa. A ideia é investir em políticas diferenciadas de RH, que vão além da folha de pagamento, contratações e demissões.
Procure o diferencial nos funcionários. Fazer um “leilão de salários” e contratar o mais barato pode ser uma economia ruim, que pode apresentar baixa produtividade com o tempo.
Não se esqueça do objetivo
Toda empresa tem um objetivo comum: lucrar. Mesmo as menores empresas não podem perder de vista esse objetivo. Assim, é necessário que os meios estejam de acordo com essa finalidade.
Para isso, reformule procedimentos, redefina estratégias e até redistribua as funções dentro da empresa. Fique de olho nos desperdícios, seja de dinheiro, de tempo ou de talentos.
Separe CPF e CNPJ
Nas empresas pequenas, sem sócios ou individuais, é normal que o patrimônio da pessoa física se confunda com o da pessoa jurídica. Muitos proprietários, ao começar a empreender, acabam pegando dinheiro do caixa da empresa sem registro ou desconto do pró-labore.
Isso atrapalha os registros e a contabilidade da empresa e fica até difícil estabelecer se ela é rentável ou não. Outra desvantagem é que podem ocorrem problema tributários com essa confusão, já que a empresa não deve funcionar como banco de crédito dos proprietários.
Aprenda a separar a vida pessoal da profissional em outras esferas, já que o contrário – proprietários de empresas que levam trabalho para casa – também ocorre com frequência.
Fique de olho no setor fiscal
Saber exatamente o que é pago de imposto faz parte do equilíbrio financeiro de quem quer começar a empreender. Claro que sua contabilidade pode ser terceirizada, mas é preciso ter consciência daquilo que a empresa paga e isso inclui os gastos fiscais.
Muitos pequenos empresários não conhecem ou entendem direito sobre este setor. Dessa forma, acabam ficando alheios à uma importante parte da empresa.
Bônus: Satisfaça o cliente
Se o objetivo de toda empresa é lucro, os clientes são os responsáveis diretos por proporcionar renda. Clientes satisfeitos retornam e, muitas vezes, trazem outros. Contudo, um cliente insatisfeito com certeza dividirá sua experiência ruim com outras pessoas.
Por isso, quando houver uma reclamação, busque conversar com os clientes, compreender os problemas e solicitações e entender os questionamentos para resolver.
Com a marca consolidada, você pode pensar em ações para fazer a empresa crescer e investir em marketing digital.