As cinco forças de Porter é uma ferramenta fundamental para as empresas, independentemente do ramo de atuação. Isso porque ela auxilia no conhecimento do mercado e da concorrência, item imprescindível para a sobrevivência de qualquer negócio.
Uma boa gestão de qualidade faz a diferença na hora de definir os próximos passos, já que oferece embasamento necessário em técnicas comprovadas para justificar as decisões.
Essa técnica data da década de 1970 e leva o nome de Michel Porter, seu criador e professor da Harvard Business School. Ela colabora com o planejamento estratégico das marcas e auxilia a avaliação dos principais fatores que determinam o sucesso da empresa.
A ideia das cinco forças de Porter é avaliar de forma clara alguns fatores constantes, que independem do tamanho ou segmento da instituição. A partir disso, é possível identificar falhas e oportunidades, explorando um diferencial competitivo.
Que tal conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta e potencializar seus resultados?
Rivalidade entre concorrentes
O primeiro passo é, realmente, avaliar o grau de competição existente no mercado em que sua marca está inserida. E não se esqueça do contexto: um mercado pouco competitivo pode indicar baixa demanda ou que o produto ou serviço está ficando obsoleto.
Por outro lado, um mercado competitivo demais pode sugerir saturação de oferta, com muitas empresas oferecendo a mesma coisa a uma quantidade limitada de clientes.
A dica, então, é conhecer exatamente a concorrência e acompanhar suas estratégias e seu desenvolvimento. E para as forças de Porter, isso significa, também, conhecer o público-alvo para trabalhar bem os diferenciais.
Poder de negociação dos fornecedores
Depois de conhecer a concorrência é a vez de analisar os fornecedores. São eles os responsáveis pela matéria-prima do seu produto ou serviço. E isso faz com que o impacto deles para sua marca seja muito importante, então tente entender quem são e como trabalham.
Um número baixo de fornecedores significa menos controle sobre preços, prazos e qualidade. O ideal é não ficar nas mãos somente de um ou outro. Ampliar essa força significa maior poder de negociação.
Você sabe quantos fornecedores sua empresa tem? Conheça o máximo deles possível, entenda as diferenças de cada um e qual o custo de mudá-los, tanto financeiro quanto de praticidade e qualidade.
Poder de negociação dos clientes
Para os clientes também vale a mesma coisa, com a diferença que eles têm, naturalmente, mais poder nessa relação. Com a competição mais acirrada, mais controle os consumidores têm sobre o processo de venda.
Quanto menor a concorrência, com menos empresas oferecendo a solução que os clientes precisam, mais o poder volta para as marcas.
Também vale levar em consideração o ticket médio (valor médio que cada cliente gasta no seu estabelecimento). Se ele é alto, então você pode considerar que existe uma relação de dependência entre o consumidor e a empresa.
Ameaça de novos concorrentes
As forças de Porter também destacam as ameaças de concorrentes que podem entrar no mercado em que sua empresa está inserida. Pensar em estratégias de prevenção, contudo, não costuma passar pela cabeça dos empreendedores.
Alguns pontos que podem inibir a entrada de competidores no mercado são: marcas bem consolidadas, patentes e contratos de exclusividade.
Além desses, o segmento da empresa também pode ser um dificultador desse processo. Por exemplo, empresas de produtos que podem ser vendidos online tendem surgir com mais facilidade. Porém, competir em mercados de inteligência artificial exige mais investimento e tecnologia, por isso talvez seja mais árduo.
Ameaça de novos produtos ou serviços
Quais as possibilidades de surgimento, então, de novos produtos ou serviços, que podem tornar sua solução ultrapassada?
A transformação digital possibilitou, ao longo dos anos, a digitalização de tarefas que pareciam impossíveis, como assinaturas de documentos e compras de roupas e sapatos.
Gostou das dicas? Então que tal aplicar as Forças de Porter no seu planejamento estratégico?
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