People Analytics: por que usar na gestão de pessoas?

Uma empresa tem diversos objetivos. Lucrar é apenas um deles, senão o mais importante. Com isso surgem as necessidades de criar equipes que sejam bem estruturadas, atendam bem ao cliente e tenham um bom nível de produtividade. Independentemente das prioridades, uma área de People Analytics pode contribuir para o alcance desses objetivos.

O uso de dados para entender os comportamentos das pessoas dentro do ambiente de trabalho já é uma forma de aplicação do People Analytics. Para a gestão de pessoas, essa ferramenta desvenda o que torna os colaboradores eficientes, felizes, criativos, líderes, liderados, especialistas, entre outras características.

Para entender melhor, podemos pegar como exemplo uma empresa que coleta dados de diversas fontes e os organiza para que seja possível distinguir as razões para um problema. Ele pode estar ligado à: baixa produtividade nas vendas, baixo engajamento dos profissionais em geral, dificuldade de retenção de talentos e queda na satisfação dos clientes.

A saúde empresarial que garante evolução, produtividade e lucratividade começa pelos funcionários e, por obrigação, a gestão de pessoas deve estar sempre atenta a isso. É dessa forma que se identifica a necessidade de adotar ou não um sistema para melhorar a visão organizacional.

Importância

Dentro dos pontos importantes levantados pelo People Analytics podemos destacar três: seleção e gestão de talentos, engajamento e segurança e bem-estar.

Quando falamos sobre a gestão de talentos, grandes empresas que a praticam conseguem obter resultados mais satisfatórios nos negócios. Para isso, elas precisam de um processo formal de identificação dos talentos e uma política de recursos humanos diferenciada, que acontece com uma gestão inovadora de pessoas por meio de dados.

O que possibilita a identificação de profissionais comprovadamente talentosos e com bom rendimento é o uso de um sistema de gestão de trabalho, que possa mensurar o tempo e reunir dados fundamentais na tomada de decisões relativas à organização do órgão de gestão de pessoas. 

Na questão de engajamento, a análise de dados serve para mudar a forma como se enxerga o rendimento dos funcionários. Se um colaborador se sobressai, ele deve receber uma remuneração compatível com seu nível de dedicação, por exemplo, e assim saber que é reconhecido.

Além desses dois pontos, o People Analytics também se mostra uma ferramenta aplicável para o campo da segurança do trabalho. Existem programas que incorporam computação cognitiva e podem enviar informações sobre a saúde do funcionário e alertar sobre qualquer emergência ou necessidade de procedimento médico antes de qualquer ocorrência mais grave.

Essas são apenas algumas das soluções que surgiram com os avanços de tecnologias disruptivas e que estão aos poucos se popularizando dentro do campo da gestão de pessoas.

Como implementar?

Investir em profissionais qualificados é só o primeiro passo para começar a adaptar a empresa para o People Analytics. Uma equipe deve ficar responsável pela coleta e análise de dados, garantindo alcance de informações qualificadas e facilitando o direcionamento do foco nas necessidades da empresa.

Por falar nisso, uma boa análise acontece com a captação de bons dados. Dessa forma, é importante priorizar uma coleta transparente e segura, aliada a um planejamento estratégico, de médio e longo prazo, em que todas as necessidades sejam analisadas.  

Adotar ferramentas analíticas é um importante canal na hora de verificar as melhores tomadas de decisão, agilizando e deixando mais eficientes os processos que exigem julgamento. Entretanto, esse sistema ainda pode enfrentar alguma resistência, pois requer uma nova forma de fazer as coisas.

Por isso existem caminhos que revertem esse cenário e tornam a tarefa de mudança mais eficaz. Isso começa pela adoção da ferramenta envolvendo todos os colaboradores que serão afetados por ela, oferecendo treinamento e suporte.

Os profissionais de comunicação também devem ser incluídos nessa implementação, desenvolvendo um plano de divulgação da ferramenta para todos da empresa e prevenindo, dessa forma, atritos pela resistência em aceitar a mudança.

Por fim, ao introduzir uma ferramenta de People Analytics, é interessante identificar quais necessidades ela vai atender e traçar estratégias que façam com que seu uso traga mais benefícios do que confusão entre os funcionários.

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