Trabalhar bem, atingir metas e entregar resultados. Na expectativa de subir na carreira, esses tópicos surgem como essenciais para alcançar a tão sonhada promoção ou cargo de chefia. Entretanto, nem sempre só a parte prática é o importante. Outros passos podem ajudar a melhorar sua estratégia de plano de carreira.
Confira alguns que o blog da Solution listou para você!
Desenvolva sua liderança
Um líder sabe aplicar competências que envolvam planejamento estratégico, pensamento crítico, desenvolvimento para resolução de problemas e gestão de equipes.
A liderança não significa somente estar à frente de um grupo para concretizar um projeto. Ela também está ligada a áreas específicas do saber. O conhecimento de um determinado software, por exemplo, torna uma pessoa necessária para usá-lo corretamente, logo, ela será líder desse objetivo. Buscar cursos de aperfeiçoamento também ajuda a desenvolver a competência de gestão. Você pode começar com o curso de Liderança da Solution
Saiba trabalhar em equipe
Seguindo a dica anterior, esse passo pode soar clichê, mas é fundamental. E por mais que se fale sobre trabalho de equipe em entrevistas, a competência só fica às claras mesmo no dia a dia. Ficar o tempo todo apenas em um círculo fechado não dá garantias de se chegar muito longe nem de subir na carreira.
Para isso, é necessário ficar atento ao ambiente de trabalho e o que nele se passa. Ao se identificar problemas, o ideal é não guardar para você as possíveis soluções que envolvam a todos. Ajude sempre que preciso, pois as empresas procuram pessoas dispostas a ir além da sua zona de conforto.
Pratique a humildade
É possível ser bom ou melhor em algo, mas isso não deve acabar com a noção sobre outras pessoas também o serem. Se julgar melhor que um colega e expor essa opinião egocêntrica só leva ao mal ver corporativo. Humanamente somos levados a tentar mostrar nossas “posses” e isso gera desconforto em um círculo social.
Para não adquirir uma imagem negativa entre os colegas de equipe, saiba mostrar suas qualidades sem ofuscar a dos outros. Você pode também mostrar empatia elogiando um destaque que viu em seus companheiros de trabalho. Assim, todos podem compartilhar seus conhecimentos e formarem um time mais intuitivo.
Esteja visível, inclusive nas redes sociais
Seu desejo de subir na carreira envolve uma promoção ou um aumento salarial? Faça com que reparem em você. Mostre bons resultados a seu chefe, mas nunca esqueça que nem tudo pode estar visível a ele. Mostre interesse em participar em projetos importantes, que muito provavelmente serão acompanhados de perto pela gerência.
Já para novas oportunidades, é importante cuidar para que suas redes sociais estejam sempre visíveis. Isso, é claro, passando uma boa imagem pessoal. Um estudo da Career Builder revelou que 70% dos empregadores usam esses canais para filtrar candidatos. Crie um perfil que realce os seus pontos fortes e experiência, afirmando-o como especialista na sua área.
Não confie em algo que pareça fácil
Promoções nem sempre são o caminho para subir na carreira, mesmo que você tenha um plano para ela. Existem ocasiões em que é preciso fazer um movimento horizontal para somente depois subir. Sabe quando te realocam para outra área da empresa? Isso pode significar um desafio e não um “rebaixamento”.
Ao ingressar em uma empresa, seja ela qual for, todo cargo será essencial para obter conhecimento. As experiências e contatos dentro dos setores ajudam a criar novas possibilidades, seja de crescimento na companhia ou na busca por nova colocação.
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