Desenvolver e reter talentos é um dos trabalhos principais da gestão de pessoas, e não é tarefa fácil. Trata-se de um conjunto de práticas que devem manter o ambiente organizacional atrativo para os profissionais.
Uma destas práticas é o reskilling, tema que já abordamos por aqui e que merece atenção. O reskilling é investir na capacitação de profissionais da casa para que eles atuem em áreas diferentes das que estavam originalmente, ocupando novos postos.
O processo de reskilling tem sido adotado por diversas empresas na atualidade – e nós estamos entre elas.
Conversamos com Érica Donatte, gestora de Recursos Humanos do Pecege, instituto responsável por algumas iniciativas voltadas à educação, entre elas a Plataforma Solution. Érica nos contou sobre como funciona esta prática na organização, confira!
Você também poderá gostar de:
- UPSKILLING E RESKILLING: O QUE SÃO E SUAS DIFERENÇAS
- COMO APLICAR O UPSKILLING E RESKILLING NA SUA EMPRESA
- MUDANÇA DE CARREIRA NA MESMA EMPRESA – ENTREVISTAMOS QUEM ESTÁ PASSANDO POR ESSA TRANSIÇÃO
O mesmo colaborador, um novo posto – em que momentos o reskilling acontece?
Desde o início de suas atividades, o Pecege investe em reskilling, e ele normalmente acontece em três situações.
1 – A primeira delas é quando um colaborador com boa avaliação comportamental e técnica demonstra interesse em outra área. “Esse interesse pode ocorrer quando ele tem uma formação em determinada área, mas foi contratado para outra função ou quando ele passa a conhecer melhor outras atividades pelo tempo de trabalho que ele tem na instituição”, conta Érica.
2 – Outro momento que leva ao exercício do reskilling no Pecege ocorre quando o funcionário tem boa avaliação comportamental, demonstra proatividade e engajamento, porém não apresenta resultado rápido e de qualidade. Nestas situações, é feita uma análise das melhores habilidades do colaborador, que são comparadas com as vagas que estão em aberto.
3 – E, por fim, quando surge uma demanda ou uma necessidade de determinada competência em determinado time ou projeto. Nesses casos, é identificado qual colaborador estará mais apto para receber este novo desafio. “Essa prática era mais comum quando a instituição era menor e não havia tantos setores e colaboradores”, aponta Érica.
A gestora de RH também destaca as principais vantagens da prática do reskilling. “Ao colocar o profissional certo na atividade certa, temos como vantagens a retenção de talentos e oferecimento de oportunidade para o profissional em potencial.”
Como é feito o processo de reskilling
No Pecege, a iniciativa pelo exercício do reskilling pode partir tanto do colaborador, que demonstra o interesse em mudar de função, quanto da própria instituição.
“Quando vem do colaborador é porque há um canal aberto com o RH e com a gestão, onde ele expõe seus objetivos e vontades. E quando vem da instituição é após uma avaliação de desempenho, onde é identificado um perfil compatível com alguma vaga aberta”, fala Érica.
A recapacitação do funcionário é o principal ponto da mudança, essencial para que ele se desenvolva e possa estar apto a exercer suas novas atividades, o que contribui para o seu crescimento profissional.
Érica conta que, no Pecege, o colaborador passa por um treinamento técnico com o novo time e, se for identificada uma necessidade de desenvolvimento específica, o RH, por meio do seu time de Treinamento & Desenvolvimento, oferece cursos e treinamentos externos.
Para treinar é preciso confiar
O processo de reskilling é benéfico tanto para a empresa quanto para o funcionário, que adquire novos conhecimentos e experiências ao estar aberto para mudar de função dentro da organização.
Para que se obtenha um resultado positivo, é preciso confiança e atenção na hora de escolher que instituição será a responsável por auxiliar o colaborador, e também a empresa, nessa nova etapa.
Aqui na Plataforma Solution, você encontra capacitações em 9 áreas do conhecimento, e profissionais experts e experientes nos treinamentos in company. Sabemos que investimentos assim refletem diretamente em um clima organizacional saudável.
Por isso, trabalhamos com treinamentos customizados, plataforma de aprendizagem personalizável, acompanhamento total da execução, métricas de resultados, entre outras vantagens exclusivas para empresas que buscam capacitação para os seus colaboradores.
Se você gostou de saber mais sobre a importância do reskilling e como fazemos, compartilhe o artigo nas suas redes!