Vivemos um momento de inovação trazido pela transformação digital que ocorreu de maneira acelerada nos últimos anos. Com a pandemia, as empresas tiveram de se reinventar para se manter relevantes.
Nesse cenário repleto de instabilidade, cabe ao líder do futuro guiar seus colaboradores em direção aos melhores resultados, seguindo um caminho muito diferente daquele adotado pelos assim chamados “chefes” no passado.
Afinal, os profissionais de hoje buscam colocações em empresas que estejam em dia com as principais tendências do mercado – e isso se aplica à liderança, que deve se sustentar em pilares como confiança, respeito e diálogo.
Quer saber mais sobre o tema e quais as competências essenciais para o líder do futuro? Então, continue a leitura!
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O que é liderança?
Liderança é a capacidade de influenciar as pessoas a se unirem, levando-as a trabalharem de determinada maneira em prol de um objetivo comum. Isso significa que ela também tem a ver com a forma como o líder se relaciona com a sua equipe.
Quem exerce a liderança deve ser alguém capaz de motivar enquanto lida com conflitos, que esteja em dia com as principais tendências do mercado e saiba gerir seu time. Para isso, deve utilizar não apenas palavras, mas também atitudes.
Chefe versus líder
Antigamente, o conceito de liderança estava diretamente atrelado ao da figura do “chefe”, aquela pessoa que detinha o poder dentro da organização e que inspirava, inclusive, certo medo entre os funcionários.
Mas, o cenário atual não tem mais espaço para a liderança autocrática, para o líder que não se dispõe a ouvir o ponto de vista de seus colaboradores e que centraliza em si mesmo todas as decisões relacionadas à empresa.
Liderar, hoje, está diretamente relacionado ao diálogo e a se manter acessível. Isso significa dar espaço para que os membros da sua equipe também exponham suas ideias, permitindo que todos tenham a oportunidade de verbalizar seus pensamentos e opiniões.
Além disso, o líder se mostra alguém muito mais envolvido no dia a dia da empresa, interagindo com os funcionários e os influenciando para que juntos alcancem os objetivos da organização.
O que é ser um líder do futuro? Gestão de pessoas e horizontalidade
O líder do futuro acompanha as mudanças e tendências do mercado, e costuma enxergar novas possibilidades para as questões da organização.
Esse profissional traz características do líder atual – como praticar o diálogo, fomentando o respeito às opiniões divergentes e dando espaço para que elas sejam ouvidas.
Além disso, esse novo líder é capaz de guiar sua equipe para que se adeque às demandas de um mercado que muda constantemente, se adaptando para ser capaz de motivar e influenciar de maneira positiva os profissionais de todas as gerações.
Nesse cenário, a liderança do futuro é mais horizontal, pois esse líder dará maior autonomia aos colaboradores para que tomem decisões e não dependam exclusivamente de sua aprovação em tudo que fizerem.
Também, o líder do futuro tem de saber administrar os conflitos que possam surgir dentro da empresa, ou seja, ser um bom gestor de pessoas – afinal, são as pessoas as responsáveis por manter a organização em funcionamento.
Por isso, é importante que esse gestor conheça bem seus liderados, entenda as habilidades e fraquezas de cada um. Só assim será capaz de aproveitar seus talentos e estimulá-los a desenvolverem as habilidades que ainda não possuem.
Quais habilidades o líder do futuro deve ter?
O líder do futuro será responsável por guiar sua equipe e, consequentemente, a empresa rumo ao sucesso, resolvendo problemas complexos e, ao mesmo, sendo inspirador. Mas, para isso acontecer, é necessário que ele desenvolva determinadas competências. Listamos algumas abaixo:
1. Capacidade de delegar: delegar tarefas demonstra que o líder confia nos membros de sua equipe, na capacidade que eles têm de executar suas tarefas e tomar decisões. Ou seja, está relacionado a dar autonomia para os colaboradores. Essa autonomia contribui muito para um bom clima organizacional.
2. Exercer a liderança humanizada: na liderança humanizada, o líder não se restringe a apenas dar ordens e fazer cobranças. Ele opta por um modelo de gestão que busca o diálogo e o respeito, valorizando a saúde mental dos seus liderados.
3. Praticar a escuta ativa: significa ser um líder que realmente se importa com o que as pessoas ao seu redor falam, prestando atenção ao que está sendo dito – tanto verbalmente, quanto por meio da linguagem corporal – e fazendo questionamentos que demonstrem o seu interesse no que o outro tem a dizer.
4. Saber analisar dados: decisões baseadas em dados costumam ser mais assertivas que aquelas tomadas apenas por feeling. Os dados mostram onde estão os problemas e as tendências de consumo, por exemplo. Por isso, os novos líderes devem saber analisar os dados que chegam até ele, para assim determinar os rumos que a empresa vai tomar.
5. Ser criativo: o líder do futuro deve ser criativo para encontrar soluções para os problemas diários e complexos que possam surgir, além de promover entre os seus liderados essa competência. Afinal, a criatividade impulsiona, também, a inovação, que é um grande diferencial em empresas que desejam se destacar.
6. Oferecer feedbacks constantes: o feedback é a principal forma de um colaborador saber como está seu desempenho, e o que pode fazer para melhorá-lo. O líder do futuro deve promover essa cultura dentro da empresa, oferecendo feedbacks constantes aos seus liderados, agindo com empatia e fazendo uso da comunicação não-violenta.
7. Dar o exemplo: a figura do líder representa alguém em quem se espelhar. Por isso, cabe a ele ser um exemplo para os seus liderados, que ao conviverem com alguém responsável, comunicativo, empático e criativo, se sentirão motivados a agir da mesma maneira.
Como treinar os líderes do futuro
Citamos acima algumas competências que o líder do futuro precisa ter, e que podem ser desenvolvidas, caso ele não as possua. É possível treinar líderes com cursos online na Plataforma Solution.
Além da praticidade de poder estudar a qualquer hora, em qualquer lugar, todos os cursos são ministrados por especialistas das melhores universidades e grandes nomes do mercado – e seu líder obtém um certificado ao final de cada um deles.
São conteúdos em 7 áreas do conhecimento, que permitirão desenvolver não apenas hard skills, ou seja, habilidades técnicas e ferramentais, mas também soft skills como criatividade, comunicação não-violenta, capacidade de dar feedbacks e até como ser um líder coach.
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