Termo que vem ganhando destaque dentro das empresas – principalmente depois da pandemia de Covid 19 – a liderança humanizada é responsável por manter um clima organizacional agradável e os colaboradores engajados.
E com os profissionais buscando mais que apenas uma boa remuneração, cabe ao líder oferecer um ambiente de trabalho acolhedor, com espaço para que eles se desenvolvam e alcancem seus objetivos.
Para ajudá-lo a compreender melhor o que é a liderança humanizada, no artigo discutiremos esse conceito, e traremos dicas sobre como colocá-lo em prática. Ficou curioso? Então, continue a leitura!
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O que é a liderança humanizada?
Praticar a liderança humanizada significa exercer influência sobre os seus funcionários baseando-se na solidariedade e na empatia, colocando o ser humano como foco e não apenas as entregas que ele pode fazer.
É entender que a vida pessoal e a vida profissional andam juntas, e que estar em um ambiente profissional acolhedor é essencial para que o profissional possa se desenvolver e apresentar melhores resultados.
Ou seja, a liderança humanizada impacta diretamente na produtividade dos colaboradores. Por isso, ter um líder que reconhece a importância do funcionário e não o vê apenas como uma força de trabalho é fundamental.
Isso porque, antigamente, a figura do “chefe” era a que prevalecia nas empresas, alguém a ser respeitado pelo temor – e apesar de algumas organizações ainda adotarem esse estilo de liderança, ele está se tornando cada vez mais ultrapassado.
Afinal, os profissionais de hoje em dia buscam também qualidade de vida quando estão em busca de um novo emprego. Para conquistar os mais talentosos e mantê-los dentro da empresa, é preciso muito mais do que apenas um salário compatível com a função.
Você pode se interessar pelo nosso artigo sobre employer branding, onde abordamos esse conceito e como ele impacta na contratação e retenção de talentos, e apresentamos 8 estratégias de como aplicá-lo.
Os 4 pilares da liderança humanizada
Agora que você já sabe o que é a liderança humanizada, chegou o momento de conhecer os 4 pilares nos quais ela se sustenta. São eles:
1 – Comunicação e diálogo
Ser capaz de manter um canal ativo de comunicação com seus colaboradores, oferecendo um ambiente no qual eles são estimulados a expor suas opiniões e onde se sentem seguros para isso é um dos pilares da liderança humanizada.
Ele está relacionado, também, à escuta ativa e à capacidade do líder de manter um diálogo sincero com seus liderados, de forma a compreender o que eles precisam para ter uma boa qualidade de vida durante o trabalho, por exemplo.
2 – Empatia e solidariedade
São importantes porque quando o líder tem empatia pelo colaborador, ele consegue se colocar em seu lugar e encarar as situações pelo ponto de vista do outro, compreendendo melhor suas necessidades.
Dessa forma, pode se tornar solidário e agir em prol da solução dos problemas, tanto profissionais, mas também pessoais, que possam ter influência na relação desse funcionário com o trabalho e nas suas tarefas.
3 – Integração
Ter uma equipe integrada, onde os funcionários convivem em harmonia e possuem um relacionamento de confiança mútua é algo que impacta diretamente no clima da organização – e que pode ser influenciado pela liderança humanizada.
O líder pode preparar momentos de conversa, dinâmicas e atividades que promovam a integração entre os colaboradores, onde eles conseguirão expor suas percepções e trocar experiências.
4 – Flexibilidade
Oferecer aos seus funcionários a flexibilidade necessária para que equilibrem sua vida pessoal e profissional é outro pilar da liderança humanizada – afinal, seu foco está nas necessidades dos membros da equipe e em impulsionar o seu progresso dentro e fora da empresa.
A flexibilidade tem a ver também com permitir que os colaboradores tenham autonomia na execução de suas tarefas, o que fortalece a confiança do líder nas entregas de seus resultados.
A importância da liderança humanizada
A liderança humanizada é importante pois por meio dela é possível demonstrar o interesse da empresa no desenvolvimento e no bem-estar do colaborador, que ela o vê como um ser humano com necessidades e objetivos profissionais e pessoais.
Com isso, os profissionais se sentem mais valorizados e acolhidos, e se tornam mais engajados nas suas atividades diárias, aumentando sua produtividade e, consequentemente, os lucros da empresa.
Além disso, a liderança humanizada contribui para a diminuição das taxas de turnover, que representam a rotatividade de funcionários dentro da empresa, ou seja, quantos saíram da organização versus quantos foram contratados.
Isso porque o colaborador, ao estar no ambiente criado pelo líder, um lugar com bom clima organizacional e onde sua voz é ouvida, terá mais interesse em verdadeiramente construir sua carreira dentro da empresa.
O que também contribuirá para a construção do employer branding da organização, que representa a sua reputação enquanto marca empregadora. Afinal, um colaborador satisfeito com sua liderança tem uma maior tendência a falar bem da empresa na qual trabalha.
Benefícios da liderança humanizada
Com a liderança humanizada, é possível desenvolver talentos que se tornarão peças-chave dentro da empresa. Isso porque, o líder humanizado é observador e sabe quais os pontos fortes e no que cada um de seus liderados precisa melhorar.
Dessa forma, a liderança consegue orientá-los para que alcancem todo o seu potencial, mas de forma que isso não prejudique sua vida pessoal. Além disso, o líder poderá distribuir as tarefas de maneira mais acertada, de forma que o colaborador possa se desenvolver por meio delas.
Outro benefício da liderança humanizada é a construção de um ambiente colaborativo, pautado pela empatia e solidariedade que, como citamos acima, fazem parte de seus pilares.
Isso acontece porque o líder serve como exemplo e, ao exercer a empatia com os colaboradores, eles tenderão a agir da mesma maneira entre si. Dessa forma, serão mais solidários uns com os outros, gerando um bom relacionamento entre a equipe e um local de trabalho onde todos se apoiam.
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Características e habilidades do líder humanizado
O líder humanizado deve possuir algumas características que são fundamentais para que ele exerça essa forma de liderar. Podemos dividi-las em hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades comportamentais).
Dentre as hard skills essenciais à liderança humanizada – independente do seu campo de atuação –, podemos citar a gestão de projetos, que tem a ver com o planejamento e execução das demandas da equipe. Além disso, ter domínio de um segundo idioma e possuir habilidades analíticas são fatores que influenciam no impacto que o líder pode ter nos seus liderados.
Quanto às soft skills fundamentais a essa liderança, elas são diversas. Conheça as principais:
– Inteligência emocional: é a forma como se lida com as próprias emoções e as do outro. Com essa habilidade bem desenvolvida, o líder será capaz de pensar antes de agir, evitando que conflitos surjam.
– Boa comunicação: a maneira como o líder se expressa, sendo claro em seu discurso e utilizando o tom de voz adequado, é o que vai determinar como a sua mensagem será entendida. Por isso, vale a pena investir em cursos de oratória e comunicação não-violenta, por exemplo.
– Adaptação: saber se adaptar permite que o líder consiga tirar bons resultados dos mais diferentes contextos, além de ser capaz de construir um bom relacionamento com todos os funcionários, independentemente do seu jeito de ser e características.
Práticas para desenvolver a gestão humanizada – 4 exemplos
Desenvolver a liderança humanizada não é uma tarefa difícil, mas exige dedicação por parte do líder – assim como no desenvolvimento de qualquer habilidade. Estabelecer uma cultura de feedback dentro da equipe pode ser o primeiro passo.
Com o feedback, o líder poderá transmitir para os liderados em quais pontos eles estão se saindo bem, fazendo elogios e reforçando sua importância para o funcionamento da empresa – e em quais pontos eles precisam se aprimorar, para assim alcançarem seus objetivos profissionais e pessoais.
Além disso, vale a pena promover o feedback reverso, onde o funcionário passa para o líder suas impressões a forma como ele lidera a equipe. Assim, esse líder saberá como suas atitudes são vistas pelos funcionários, se está alcançando o resultado pretendido.
Também, adaptar os processos dentro da equipe de acordo com as necessidades dos colaboradores contribui para que a liderança humanizada seja colocada em prática – afinal, ela é pautada pela empatia e por buscar promover o bem-estar na vida pessoal e profissional dos membros do time.
Capacitações focadas em liderança e no desenvolvimento das soft skills essenciais a essa função também impactam positivamente no desenvolvimento dessa competência. Na Plataforma Solution, você encontra diversos cursos que podem ajudá-lo nessa tarefa.
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