Saiba o que é gestão, sua importância para as empresas e quais os principais formatos
Elemento capaz de determinar se uma empresa terá sucesso ou não, o modelo de gestão escolhido para guiar a organização pode se basear em algum estilo já existente, ou mesmo mesclar um ou mais tipos.
O importante, quando falamos em modelos de gestão, é a escolha por algo que atenda às necessidades da empresa, que se encaixa em sua visão, missão e valores, e que seja capaz de fazer com que ela reduza custos e aumente os lucros, por exemplo.
Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos sobre alguns dos principais modelos de gestão e suas características, para ajudá-lo a encontrar o formato ideal para a sua empresa, aquele que permitirá que ela alcance a excelência operacional.
Continue a leitura.
O que é gestão?
Gestão significa gerir os recursos da empresa, assim como a garantir que tudo caminhe como o planejado, envolvendo inclusive o relacionamento da organização com os colaboradores e a entrega de seus resultados.
Por isso, gerenciar também tem a ver com delegar, além de envolver muito planejamento, métricas e monitoramento, que devem sempre estar alinhados ao propósito da empresa.
Falando sobre o papel de um gestor, ele é o responsável pelo seu time, sendo também alguém que se preocupa mais com as respostas no curto prazo, estando envolvido com as atividades diárias, inclusive fazendo cobranças aos seus funcionários.
Os responsáveis pela gestão precisam possuir determinadas habilidades, sendo algumas delas a capacidade de planejar e colocar esse planejamento em prática, motivar a equipe, liderar, mediar conflitos, manter um feedback constante, entre outras.
Por que a gestão é importante?
Implementar um modelo de gestão empresarial na sua empresa contribui para que seus talentos sejam mais bem geridos, por exemplo, e para que não haja desperdícios e sim otimização de recursos e processos – o que impactará diretamente no lucro do negócio.
Entretanto, quando a empresa não possui um modelo de gestão estabelecido e alinhado com a sua cultura, há chances de que ela tenha uma má administração financeira, além de problemas com seus clientes.
Isso porque não haverá alinhamento na forma de gerir a organização, o que impacta diretamente na maneira de lidar com os clientes e fazer negócios – levando, assim, à diminuição nos lucros e, em alguns casos, à falência da empresa.
Principais modelos de gestão e suas características
Decidir qual modelo de gestão adotar na sua empresa não é uma tarefa fácil. Afinal, ele será o guia da organização sobre como ela lida com negócios e conflitos, se relaciona com os seus colaboradores e trabalha em prol do lucro.
Mas, como dissemos no início deste artigo, é possível mesclar os modelos de gestão, chegando assim ao formato ideal para a sua empresa – afinal, o importante é atender às necessidades da organização.
Agora, vamos falar sobre alguns dos principais modelos de gestão. São eles:
1 – Gestão por processos
Nesse modelo de gestão, o foco está nos processos realizados dentro da empresa, em melhorá-los constantemente, para que assim seja possível produzir mais tendo custos menores, aumentando o lucro, além da confiança dos clientes.
Na gestão por processos, busca-se definir um padrão sobre como tudo deve ser feito dentro da organização, dando-se grande atenção à divulgação dessas práticas para todos dentro de seu ecossistema.
Entretanto, esse modelo de gestão deixa de lado a participação dos colaboradores, que não fazem parte das decisões sobre quais melhorias podem ser implementadas, por exemplo. Aqui, a responsabilidade fica toda a cargo do gestor.
2 – Gestão centralizadora
Caracterizada por centralizar as grandes decisões naqueles que ocupam altos cargos, como o presidente ou mesmo a diretoria da empresa, a gestão centralizadora pode se tornar autoritária quando não bem trabalhada.
Possui pontos positivos, como permitir que as decisões sejam tomadas mais rapidamente – por incluir poucas pessoas –, mas também negativos, já que não permite a participação dos colaboradores nesse processo, afetando o clima organizacional.
Além disso, ao restringir as decisões a um pequeno grupo ou indivíduo, não se tem acesso ao panorama geral da empresa, o que pode fazer com que se perca a oportunidade de elaborar estratégias inovadoras.
3 – Gestão por resultados
Como o próprio nome já diz, nesse modelo de gestão o foco está nos resultados alcançados pela empresa, e não nos processos que levam a eles – o que contribui para que os colaboradores tenham maior liberdade quanto a forma como executam suas tarefas.
Na gestão por resultados, o gestor e os seus funcionários definem, juntos, quais são as metas que devem atingir, ou seja, todos participam da tomada de decisões. Além disso, a responsabilidade pelo sucesso – ou não – também cabe a todos os envolvidos.
Ao adotar esse modelo de gestão, deve-se estar atento ao clima organizacional. Isso porque, a determinação em atingir as metas pode levar a desentendimentos dentro das equipes, levando ao estresse – o que impactará diretamente nos resultados alcançados.
4 – Gestão participativa
Aqui, as decisões não são tomadas apenas pelos gestores, mas também pelos colaboradores – sendo estes geralmente responsáveis pelo dia a dia da empresa, e os gestores atuando mais a nível estratégico.
Nesse modelo de gestão, dá-se grande atenção ao relacionamento entre gestor e equipe, assim como à comunicação. Além disso, a gestão participativa contribui para a prática da autogestão e, em consequência, para o aumento da produtividade.
Com o envolvimento dos profissionais nas decisões tomadas dentro da organização, aumenta-se também o sentimento de pertencimento de cada um e a colaboração entre todos.
5 – Gestão comportamental
Por fim, temos o modelo de gestão no qual o foco está nas pessoas, no comportamento dos colaboradores e em desenvolvê-los para que alcancem todo o seu potencial, formando equipes de sucesso.
Na gestão comportamental, a empresa busca aprimorar as habilidades de cada colaborador individualmente, o que leva ao aumento da sua motivação, melhorando inclusive suas entregas.
Entre os benefícios desse modelo de gestão, podemos citar diminuição da taxa de turnover e a redução dos custos com contratação e demissão, já que com ele os profissionais se sentem mais valorizados e buscam permanecer na empresa.
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