Entenda o conceito e a sua importância para o sucesso das empresas
Os métodos ágeis são um dos principais temas relacionados à gestão de projetos, e se esse é um assunto que lhe interessa, não deixe de conferir o artigo de hoje, onde abordaremos: o que são os métodos ágeis, seus valores e princípios. Então, continue a leitura e saiba mais.
LEIA MAIS: Conheça 5 Metodologias ágeis para adotar em projetos
O que são métodos ágeis?
Os métodos ágeis são uma resposta às limitações dos métodos tradicionais de gestão de projetos, que muitas vezes eram rígidos e lentos, não acompanhando a velocidade das mudanças no mercado de tecnologia.
Ou seja, eles surgiram para acomodar necessidades de mercado, para que fosse possível dar respostas mais rápidas, para que se conseguisse acompanhar o desenvolvimento da concorrência e de outras empresas que começaram a acompanhar esse tipo de abordagem.
Além disso, os métodos ágeis são uma forma de tratar alguns tipos de projetos onde o grau de incerteza sobre o que precisa ser feito é muito grande.
A partir de 2001, foi elaborado um manifesto ágil, feito por um grupo de pessoas que se reuniu e definiu valores, para que esse grupo e outras pessoas conseguissem aproveitar ao máximo aquilo que as abordagens ágeis podem oferecer.
Então, criou-se esse manifesto, para que se desse um parâmetro, uma direção, uma orientação para as pessoas que estavam começando a trabalhar com abordagens ágeis.
Abordagens ágeis: valores
Dentro das abordagens ágeis, nós temos 4 valores que definem o que se espera da agilidade, e temos 12 princípios que guiam os profissionais no sentido de aproveitar o melhor da agilidade, e práticas que fazem com que você consiga aproveitar o melhor que as abordagens ágeis podem lhe dar.
O que aborda, então, o manifesto ágil: ele diz que as pessoas que o começaram eram da área de software, que trabalhavam com o desenvolvimento de software, e houve então uma análise daquilo que se valoriza mais e daquilo que também tem valor, mas não se valoriza “tanto”.
O manifesto aponta: primeiro, valorizamos mais indivíduos e interações, ou seja, a troca de informações entre as pessoas. Segundo “software em funcionamento”, que também é importante – e aqui você pode trocar, caso não seja da área de software, por qualquer outra coisa. Ou seja, você entregar algo para o cliente do seu projeto que efetivamente traga resultados e que agregue valor para o negócio, para a organização, para a empresa.
Também, em terceiro, a colaboração com o cliente, onde se tenta ao máximo colaborar com o cliente do projeto. Aqui, cuidado para não confundir cliente de produto com cliente de projeto.
Isso porque, o cliente do produto é aquele que vai receber ou vai comprar um produto ao final de um projeto, que pode ser um projeto de desenvolvimento de um produto. O cliente do projeto é aquela pessoa que dá as orientações sobre o que efetivamente ele quer como resultado daquele projeto. Então, nesse caso, não é um cliente de produto, é um cliente de projeto.
Quarto, responder às mudanças: as mudanças são bem-vindas, e não o contrário – que é algo que até então, na área de gestão de projetos, até 2001, possuía restrições. Não que isso não se aplique ainda.
No curso Métodos Ágeis para Gestão de Projetos, disponível na Plataforma Solution, é abordado o quanto você precisa se equilibrar entre responder às mudanças, ou não, dependendo do tipo de abordagem que você está utilizando para tratar o seu projeto.
Agora, o que também tem valor, mas não se valoriza tanto: primeiro, processos e ferramentas. Segundo, documentação abrangente – não que não seja importante documentar, mas você deve adequar, documentar na medida certa. Em seguida, negociação de contratos e, por fim, seguir um plano.
Então, esses valores funcionam da seguinte forma: um em contraponto ao um, dois em contraponto ao dois, e assim por diante.
Essa é a ideia, que você valorize mais as interações entre as pessoas, responder às mudanças, porque se aplicam principalmente em mercados que tem uma grande concorrência.
Afinal, nesse tipo de mercado, você precisa mudar rápido para se manter competitivo. E mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda. É isso que diz o manifesto ágil.
Abordagens ágeis: princípios
Confira, a seguir, os princípios que permeiam as abordagens ágeis:
1° princípio: a nossa maior prioridade é a satisfação do cliente por meio da entrega de valor antecipada e contínua de software.
Aqui, de novo, você pode trocar o software por qualquer outra coisa que você estiver produzindo como resultado do seu projeto. Então, o cliente estar satisfeito, você efetivamente entregar valor para o cliente, para o negócio do cliente, ou para algo que o cliente valorize, é o aspecto mais importante.
E, atenção: entregando um software ou qualquer outra coisa que efetivamente funcione. Então, não entregar, rápido, algo desleixado e sem qualidade. Agilidade não é isso. Ela é, sim, entregar algo que tenha valor e que efetivamente funcione e atenda às expectativas e necessidades do cliente.
2° princípio: Mudanças de requisitos são bem-vindas, ainda que tardias no desenvolvimento. Os processos ágeis tiram proveito das mudanças para a vantagem competitiva do cliente.
Isso vale bastante para mercados onde você tem uma concorrência muito grande. Então, aqui, você entregar algo de valor, com agilidade e que consiga antecipar a entrega de valor, é algo que torna o cliente, a empresa do cliente do projeto, uma empresa mais competitiva. E esse é um dos grandes objetivos que a gente tem quando se fala da adoção de métodos ou de abordagens ágeis.
3° princípio: Entrega frequente de software funcionando – ou qualquer outra coisa funcionando – entre algumas semanas a alguns meses, de preferência no prazo mais curto.
Note, de preferência no prazo mais curto. Não significa que você tem sempre que entregar rápido ou com agilidade. O entregar no prazo mais curto, é o mais cedo possível. Ou seja, dentro do possível, e sempre sem prejudicar a qualidade daquilo que está sendo entregue.
4° princípio: Pessoas de negócios e desenvolvedores devem trabalhar juntos, diariamente, durante o projeto.
Então, existe uma proximidade maior entre a equipe do projeto, as pessoas que estão executando as tarefas do projeto, e aqueles pessoas que precisam, de alguma forma, participar do projeto.
5° princípio: Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê-lhes o ambiente e o suporte que precisam, e confie neles para concluir o trabalho.
Então, dar mais autonomia, dar mais liberdade para a empresa. Se preocupar com a motivação das pessoas. Porque, sem dúvida, quando você tem um ambiente onde existe confiança, onde existe motivação, a possibilidade de você ter resultados positivos é muito maior.
6° princípio: O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para uma equipe de desenvolvimento é a comunicação face a face.
Pode até ser através de meios tecnológicos, pode ser uma videoconferência, mas o importante é você conversar olhando, vendo as pessoas, percebendo a comunicação não verbal da pessoa, pois é muito mais efetivo. Assim, existe a possiblidade muito maior de você ter sucesso nessa comunicação, nessa troca de ideias entre as pessoas.
7° princípio: Software funcionando é a principal medida de sucesso.
E aqui, de novo, você pode trocar software funcionando por qualquer outra coisa, seja lá o que você estiver desenvolvendo. O importante é você ter como medida de sucesso que aquilo que você está entregando está efetivamente trazendo resultados e agregando valor para quem o recebe.
8° princípio: Os processos ágeis promovem o desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem estar aptos a manter o ritmo constante, indefinidamente.
Uma coisa muito importante quando se adotam as metodologias ágeis é a cadência, ou seja, qual o ritmo que eu estou conseguindo dar ao desenvolvimento do trabalho, a antecipar a entrega de valor.
Eu estou efetivamente conseguindo dar agilidade naquilo que eu estou executando e nos resultados que estou entregando? Isso é, de novo, muito importante.
9° princípio: A atenção contínua à excelência técnica e ao bom design melhora a agilidade.
Então, você estar preocupado com apresentar qualidade naquilo que você está entregando. E quando nós falamos de desenvolvimento de software, dessa ou de outras áreas, a questão do design também é muito importante. Ou seja, a comunicação visual que você está conseguindo colocar naquilo que você está construindo.
Em aplicativos, em softwares, isso é, sem dúvida nenhuma, algo muito importante. Mas não somente em desenvolvimento de software. Em diversas outras áreas, como a comunicação, como a propaganda, como o marketing, que também são áreas que utilizam muito a abordagem ágil, isso pode ser muito efetivo. Na educação, também é bastante importante essa comunicação através de um bom design.
10° princípio: Simplicidade – a arte de maximizar o volume do trabalho não realizado – é essencial.
Isso vem do Lean, abordado no curso Métodos Ágeis para Gestão de Projetos, disponível na Plataforma Solution. O Lean é uma filosofia de você se preocupar com os processos que está executando, que está participando, e que visa principalmente localizar e identificar desperdícios.
Será que efetivamente eu estou trabalhando naquilo que eu preciso trabalhar? Isso é algo que podemos levar para a vida, para todos os tipos de processos, todos os tipos de atividades que você estiver executando.
Reforçando, “maximizar o volume de trabalho não realizado” significa aumentar a quantidade de trabalho que você está deixando de fazer porque aquilo não agrega valor para o seu processo de trabalho.
11° princípio: As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes autogerenciáveis.
Essa é uma filosofia muito forte dentro da agilidade. É você dar autonomia, é você permitir, por exemplo, que a equipe escolha o processo de trabalho dela. Que a equipe consiga escolher, e tenha a autonomia para escolher a sua forma de trabalhar.
De tempos em tempos, a própria equipe, junto com outros profissionais, deve ter liberdade para analisar se de fato aquele processo é o melhor processo de trabalho, se não existem naquele processo oportunidades de melhoria.
12° princípio: Em intervalor regulares, a equipe reflete como se tornar mais efetiva, depois melhora e ajusta seu comportamento de acordo com o contexto.
É você estar preocupado – e isso também vem do Lean, de enxugar, de diminuir desperdícios – em avaliar se aquele seu processo de trabalho é efetivo e traz resultados. Muito importante: de acordo com o contexto.
Ou seja, o grande erro que muitas vezes nós cometemos nos nossos projetos – ou mesmo na nossa maneira de trabalhar utilizando frameworks, estruturas, metodologias de mercado – se eu adotar, por exemplo, o Scrum, que é um dos mais conhecidos e principais do mundo dos métodos ágeis, é você utilizar isso sem se preocupar com o contexto.
Ou seja, será que efetivamente o executar, da forma que está colocado aqui, utilizando todos esses recursos, todos os rituais que você tem, por exemplo, os eventos do Scrum, tudo isso é efetivamente importante, tem bons resultados para o contexto, para esse projeto que eu estou executando?
Então, desde já, tenha certeza de que não existem fórmulas prontas. Você tem sim modelos, referências que você pode utilizar, mas que você precisa adequar ao contexto, ao cenário, às condições as quais aquele projeto está sendo executado.
Alguns benefícios dos métodos ágeis
Já deu para perceber que os métodos ágeis trazem diversas vantagens para a gestão de projetos. Listamos abaixo, também, alguns benefícios que podem ter passado despercebidos. São eles:
1° Adaptação e flexibilidade: É a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças que dão às empresas que usam Métodos Ágeis uma vantagem competitiva significativa. Lembrando: um dos grandes objetivos é entregar antes, com qualidade, para que você tenha algum tipo de vantagem em relação à sua concorrência.
2° Satisfação do cliente: A entrega contínua de valor e a colaboração estreita com o cliente resultam em maior satisfação e produtos que realmente atendem às necessidades do mercado. Então, você vai ter um cliente – e não só o cliente do projeto, mas um cliente final, caso aquele projeto esteja desenvolvendo um produto que vai ser colocado no mercado – e um aumento da satisfação de toda a cadeia de valor, todos vão ficar mais satisfeitos.
Métodos ágeis e mudança cultural
A adoção de métodos ágeis sem dúvida exige uma mudança cultural. O que nós vemos hoje no mercado é que muitas empresas acabam adotando os métodos ágeis porque ouviram dizer que o concorrente está adotando, ou porque ficou sabendo que se você não tiver agilidade você vai ficar para trás.
Também, muitas vezes se confunde uma transformação digital com a abordagem ágil, que são coisas diferentes – porque eu posso executar uma transformação digital, mas sem necessariamente adotar métodos ágeis para os meus projetos, para o desenvolvimento de projetos.
Então, é preciso que se mude a maneira de trabalhar, de pensar, promovendo a colaboração, a comunicação aberta, e a adaptabilidade, que é uma palavra muito importante quando nós falamos em agilidade.
Ela significa você ter a capacidade de se adequar às mudanças, de se adaptar ao contexto. Sem dúvida, isso faz com que a sua empresa seja mais competitiva e tenha vantagem em relação à concorrência.
Métodos ágeis e treinamento
Também, uma parte muito importante, é a de treinamento e educação. Para implementar com sucesso os métodos ágeis, é essencial investir em treinamento e educação, capacitando a equipe com as habilidades e o conhecimento necessário.
Então, não é só uma mudança de mentalidade, é preciso também preparar, capacitar as pessoas.
Por exemplo, há uma função muito importante, dependendo do tipo de abordagem ágil que você adotar, que é o dono do produto, o product owner. E as pessoas tendem muito a falar “parece que você leva jeito para ser dono do produto, então vamos colocar você aqui”. E o profissional não está preparado, não está capacitado para isso.
“Ah, você vai ser Scrum Master”. E a pessoa nem entendeu direito o que é o framework, o que é a estrutura do Scrum. Por isso, você tem que capacitar as pessoas, e não simplesmente colocá-las em uma posição e começar a trabalhar.
Fazendo uma comparação com a área médica, a área da saúde. Não dá para você colocar uma pessoa fazendo atendimento em um hospital, um médico, um enfermeiro, sem capacitar essa pessoa antes. Para funções administrativas, para funções de projetos, isso também é muito importante – as pessoas precisam ter a devida capacitação.
Desafios e superando obstáculos
Resistência às mudanças é um desafio comum na adoção de métodos ágeis – ela não é a questão da mudança durante o projeto, mas sim a mudança cultural, de mindset, essa necessidade de capacitar as pessoas.
Por isso, deve ser gerenciada com uma comunicação eficaz e envolvimento de todas as partes interessadas. Então, o engajamento e o envolvimento das pessoas é algo muito importante para que se tenha sucesso contra essa resistência, para que se consiga superá-la.
Há, também, a necessidade do comprometimento contínuo. A implementação bem-sucedida dos métodos ágeis requer comprometimento contínuo da liderança e da equipe, bem como a disposição para aprender e melhorar constantemente.
Então, sempre existem oportunidades de melhorias. Sempre existem oportunidades para melhorar a sua maneira de trabalhar, de gerenciar e de participar dos seus projetos.
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