Diversidade e inclusão – valores essenciais para as marcas na atualidade

Atualmente, se uma marca quer conquistar seu espaço no mercado por meio da diversidade e inclusão, é necessário que seus esforços estejam além da simples propaganda. 

Isso porque os consumidores de hoje querem que as organizações estejam comprometidas para além dos comerciais de TV e anúncios nas redes sociais.

Por isso é tão importante que as empresas tenham em seu quadro de funcionários e nos altos cargos pessoas de diferentes etnias, orientação sexual, religião e gênero, por exemplo.

Caso não se mostrem completamente engajadas com as causas que abordam em suas divulgações, as marcas estão sujeitas a um efeito contrário ao que desejavam, pois o público consegue saber se o que está consumindo é genuíno e reflete os valores da organização.

Ser inclusiva e diversa é algo que cabe à gestão da empresa – e a adoção desses valores será refletida em seu marketing, que trabalhará gerando identificação e encantamento.

Temos dados

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, no momento da compra, consumidores com idades entre 18 e 25 anos levam em consideração se a propaganda do produto é representativa.

O estudo também aponta que 57% dos consumidores são mais leais às marcas que abordam as desigualdades sociais.

Isso demonstra que os compradores querem que a marca reflita a realidade vivida por eles e pela população em geral e as dificuldades que enfrentam.

Conquistar a lealdade de um cliente não é uma tarefa fácil, mas existem caminhos que podem levar a organização a alcançar este objetivo. É o que explicaremos no tópico a seguir.

Usando o marketing para abraçar a igualdade

Como podemos ver, os consumidores querem abraçar marcas que têm a diversidade e a inclusão em seu DNA.

Na mesma pesquisa divulgada pela Deloitte, também foram trazidas aos leitores três formas que podem ser utilizadas pelos marketeiros para abordar a diversidade e inclusão. Confira abaixo:

Equipes e fornecedores devem refletir o seu mercado, o que vai diminuir a distância cultural e demográfica entre a organização e o seu público-alvo. É necessário ter em mente que as pessoas com as quais a empresa trabalha – como seus fornecedores, agências de publicidade e influencers que divulgam a marca – devem ser diversificadas para que a marca se torne culturalmente relevante. Ter diversidade no quadro de funcionários da organização é extremamente importante, mas não se deve parar por aí.

Mostre a voz da diversidade nas ações da marca. Lembre-se que o time de marketing é o contato direto entre a empresa e o público, e essa posição deve ser utilizada para se conhecer as necessidades das comunidades que normalmente não são, ou não eram ouvidas. Dessa forma, é possível trazer para as suas campanhas autenticidade e essas múltiplas vozes.

Tenha compromissos mensuráveis. Após uma marca ser rotulada como falsa, não há como voltar à imagem anterior. Por isso é importante que seus objetivos quanto à diversidade e inclusão na empresa tragam resultados dimensionáveis.

Como pudemos ver, para ter um marketing efetivo é necessário que a diversidade e a inclusão se tornem valores reais para a marca, que ela abrace essa causa em todas as suas esferas enquanto organização. Além disso, é preciso apresentar resultados.

Porque comprar não é mais uma simples ação. É necessário que haja um relacionamento entre a marca e o cliente, que só é possível de acontecer por meio da identificação com aquilo que a empresa comunica.

Dessa forma, o cliente deixa de ser um simples comprador e passa a ser um representante da marca, pronto para divulgá-la e até defendê-la.

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