O que é coach e por que você não deve condenar a prática

Existem milhares de críticas negativas na internet sobre quem trabalha como coach. É comum associar a profissão a pessoas que não tiveram sucesso na vida profissional e tentam ensinar aquilo que não sabem. No entanto, antes de falar mal é preciso entender o que, de fato, é o coaching.

A função principal do coach é promover o desenvolvimento e o autoconhecimento. Existe a possibilidade de aplicar essa prática em diversas áreas, desde a vida pessoal, como finanças particulares, até profissional, como empreendedorismo, liderança, negócios e vendas.

A tradução literal da palavra “coach” é treinador. Isso porque a imagem de quem treina um time esportivo está relacionada ao incentivo e motivação necessários para alcançar a vitória. A lógica é a mesma para o coach de outras áreas: o incentivo é a ferramenta de trabalho.

Não necessariamente ele vai ser um especialista na área, mas sim quem incentiva a chegar ao nível de especialista por si próprio. Ele te tira do estado de estagnação atual e leva para o estado que você quer chegar, tudo em um período curto.

Ajuda, mas não faz por você

O coach não é o profissional que se envolve em um assunto que não tem conhecimento. Apesar de não ser especialista, ele consegue ajudar o aluno por meio do incentivo, mas sem entrar em uma área que não é dele.

Ele ajuda, mas não faz por você. Se tiver problemas com finanças pessoais, por exemplo, o coach vai te ajudar a se organizar, definir metas e pode indicar ferramentas para chegar aos seus objetivos. Mas ele nunca será a pessoa que vai construir a planilha para você e tomar conta dos seus investimentos.

Talvez, ainda no exemplo das finanças pessoais, o coach te ajude a enxergar seus sonhos no meio da bagunça da sua vida financeira. Ou, quem sabe, te mostre os caminhos que pode traçar para chegar a realizá-los. Mas a maior parte do trabalho é sua. Quem precisará se organizar para, de fato, chegar “lá”, é você.

Onde está o problema?

O coach de verdade ajuda a encontrar o problema – ou os problemas – que te impedem de chegar até o seu objetivo. O profissional certo impulsiona na direção do sucesso e incentiva a ultrapassar os obstáculos em um tempo curto.

Dependendo do caso, o coach também é quem te ajuda a superar o medo, ansiedade e algumas convicções que te limitam a conseguir alcançar os objetivos. É claro, ele não é um profissional que cuida da saúde mental, não será uma terapia ou psicanálise, apenas uma ajuda. E, se necessário, o próprio coach vai indicar a procurar um terapeuta.

Fraude

Obviamente existem coaches que são fraudulentos e vendem aquilo que não entregam. Assim como em todas as áreas, pessoas com caráter duvidoso tentam se passar por profissionais sérios e acabam manchando a imagem da carreira como um todo.

Para evitar cair em uma cilada, o ideal é checar as referências do coach, se ele é registrado e tem cursos de formação. Busque conversar com outros clientes, procure o nome do profissional na internet e veja se outros já ficaram satisfeitos com o trabalho dele.

Na dúvida, antes de selecionar um coach, pergunte aos colegas se têm alguma indicação. Essa atitude pode te evitar uma dor de cabeça e um investimento furado. Pesquise muito bem sempre.

Em quais áreas?

Existe coaches em diversas áreas, cada um treinado para incentivar e motivar em um segmento diferente. Veja algumas delas:

  • Empreendedorismo
  • Liderança
  • Pessoal
  • Carreira
  • Financeiro
  • Negócios
  • Vendas

O que você acha dos coaches? Já trabalhou com um profissional desses? Comente!