Como o líder interfere na qualidade de vida da equipe

O líder tem impacto direto nos resultados da sua equipe, sendo o seu papel conhecido, debatido e difundido há muito tempo na literatura de liderança. Mas este “guia” também influencia diretamente o comportamento e a qualidade de vida dos seus liderados.

A qualidade de vida no trabalho, também conhecida como QVT, está diretamente ligada à motivação dos funcionários dentro das organizações. “E diz respeito a inúmeros programas e ações que facilitam o trabalho, o ambiente e o bem-estar das equipes”, explica a professora do curso de Liderança e Líder Coach da Plataforma Solution, Denise Moura.

Como exemplo de aplicação de ações para melhorar a qualidade de vida da equipe, a professora pontua programas de ergonomia e ginástica laboral que devem ser propostos pelo gestor.

Saúde emocional

Os fatores para garantir qualidade de vida, entretanto, envolvem muito mais do que a saúde física dos funcionários. Uma atenção especial, relata Denise, deve ser voltada à saúde emocional. “O líder tem papel fundamental neste processo”, conta.

Para o processo, ela elenca algumas ações a serem seguidas, sendo:

  • Valorização das pessoas de forma justa, evitando privilégios e afinidades;
  • Feedbacks constantes sobre o desempenho dos integrantes da equipe;
  • Elogios e reconhecimento do trabalho bem executado;
  • Autonomia para tomar decisões;
  • Desafios constantes para que as pessoas possam explorar suas potencialidades;
  • Liberdade de expressão para que exponham seus pontos de vista sem sofrer represálias;
  • Respeito a todas as pessoas;
  • Oportunidades de crescimento.

Gestão democrática

Denise diz ainda que um líder autocrático, que não escuta e não respeita a sua equipe e ainda a humilha quando não atinge os resultados, acaba por adoecê-la física e emocionalmente, limitando a sua capacidade de crescimento.

“Um gestor agressivo e que se preocupa apenas com os resultados, pode catalisar, inclusive, um comportamento antiético na equipe”, conta.

Ao perceber que só será valorizado pelo que entrega, um funcionário também pode iniciar um comportamento inadequado. “Ele chega a enganar o cliente e os colegas para vender a qualquer custo, por exemplo. Este processo tende a ruir uma equipe.”

A professora ressalta que o líder, através do seu discurso, prática e comportamento, tem papel importante na manutenção de um bom ambiente de trabalho. “Dessa forma, ele proporciona relações saudáveis e sustentáveis que favorecem uma excelente qualidade de vida”, finaliza.

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