O sonho de muitos gestores é ter uma equipe que faça grandes entregas, dentro do prazo e com qualidade máxima. Para alcançar esse objetivo vale se basear no desenvolvimento de grupos de sucesso e assim aumentar a produtividade usando o modelo de Tuckman.
A teoria do psicólogo Bruce Tuckman propõe quatro estágios básicos. Em conjunto, eles ajudam o líder a entender como as pessoas de uma equipe constroem relacionamentos e como usar isso a favor de um projeto.
Embora os estágios levem para uma jornada de alta performance, a formação de times não é um processo linear. A dinâmica de trabalho pode e deve ser alterada na medida em que participantes entram e saem da equipe.
Facilitando um pouco as coisas, explicamos os quatro passos para aumentar a produtividade usando o modelo de Tuckman. Confira:
Formação: um time de verdade
Esse é o estágio inicial. Nele as metas são traçadas e os ânimos da equipe estão em alta. O líder entra em ação para dar direcionamento certo a cada um, além de mostrar exatamente o que deve ser feito.
As oportunidades e desafios são debatidos e os objetivos são definidos. O que todo mundo mais precisa nessa etapa é saber de forma clara seu papel ao longo do processo.
Entretanto, para aumentar a produtividade usando o modelo de Tuckman, não basta pensar no projeto apenas como um negócio. É preciso estabelecer conexão entre a equipe e destacar as habilidades individuais. Aqui vale encontrar estratégias para trazer mais conforto e confiança a todos.
Confronto: conexões reais
Muitas pessoas entram em conflitos dentro do trabalho e isso afeta diretamente a produtividade. Após o entusiasmo inicial, é comum que a equipe enfrente problemas durante um projeto por conta da incompatibilidade de personalidades.
Isso não significa que as pessoas envolvidas tenham caráter duvidoso ou esconderam sua verdadeira presença inicialmente. É normal existirem diferenças entre as pessoas nas relações – e elas aparecem ao longo do convívio.
Mudança de prazos, pessoas entrando e saindo do grupo e dificuldades de execução nas tarefas também podem ser motivo para alguns desacordos. Mas é importante lembrar que um pouco de conflito pode indicar os pontos fracos no projeto e melhorar os papéis de cada um nele.
Ao aumentar a produtividade usando o modelo de Tuckman, o líder passa aos liderados a mensagem de que, apesar de diferentes, todos trabalham para os mesmos objetivos.
Normatização: saindo dos padrões
Quando processos são redefinidos e os confrontos acertados, todos começam a perceber o seu papel e dos colegas no projeto.
Chegando ao estágio de normatização, fica mais fácil entender como aumentar a produtividade usando o modelo de Tuckman. É claro que isso vai exigir bastante observação do que está funcionando ou não nas estratégias traçadas.
O truque nessa etapa também é promover a inteligência emocional dentro da equipe. Isso desconstrói medos que geralmente levam as pessoas a evitarem o ousado.
Atributos como confiança, compreensão e suporte são construídos aos poucos e fazem um grupo de pessoas virar um verdadeiro time produtivo. Saber escutar e falar de forma empática também é o que fará a diferença nas ações do grupo.
Desempenho: produtividade voando
Agora chegamos ao momento em que a equipe começa a trabalhar com o máximo do seu potencial. Em sincronia, respeitosos, profissionais e encorajados para obter resultados incríveis. Esse é o grupo que alcançou o sucesso e se tornou exemplo de como aumentar a produtividade usando o modelo de Tuckman.
Obviamente aconteceram alguns tropeços no caminho, como estava previsto nas etapas anteriores. Mas, ao chegar neste ponto, fica mais fácil caminhar para projetos de sucesso.
E para identificar o desempenho do quarto passo do modelo de Tuckman, basta entender o que se pode esperar desse estágio:
- As normas do grupo foram aceitas, as pessoas se sentem confortáveis em trocar ideias e enfrentar desafios sem ter medo de serem julgadas ou rejeitadas.
- Os membros da equipe entendem em quais pontos eles conseguem atender melhor às necessidades do time e todo mundo está motivado a atingir o mesmo objetivo.
- As pessoas do time são independentes e precisam de pouco gerenciamento para tomarem decisões, sempre pensando no melhor do grupo.
Você sabe liderar para a excelência da sua equipe? Saiba também quais são as 5 atitudes que farão a empresa crescer.