Como anda sua gestão da carreira em meio à crise?

Diversos sentimentos rondam o mercado de trabalho. Estresse, ansiedade, medo, insegurança e incerteza são apenas alguns deles, principalmente para quem não sabe quando deixará o regime de trabalho remoto ou o que virá depois dele. A gestão da carreira vai ser importante para esses e outros contextos.

Antes mesmo da recente pandemia, as transformações nas organizações já estavam presentes. Mudanças geracionais e valorização do capital humano entraram em foco, assim como melhorias vindas com a adesão de novas tecnologias.

Mais do que nunca, as soft skills serão importantes para quem deseja se manter relevante no mercado, principalmente quando aliadas ao autoconhecimento e domínio da vida pessoal e profissional.

Se você deseja fazer uma boa gestão da sua carreira para o momento atual e o futuro pós-pandemia, separamos algumas percepções do que está por vir.

Mapear oportunidades e tendências

Não restam dúvidas de que o mercado mudou e vai ser ainda mais exigente por adaptações. Por isso, fique de olho desde já nas tendências e profissões futuras, ou aquelas que estão dando uma aula sobre como se adequar a qualquer situação.

Se questionar sobre os caminhos do mercado de trabalho e quais habilidades e profissões serão mais valorizadas – assim como aquelas que deixarão de fazer sentido – é importante para buscar por ajustes na carreira.

Lembre-se: uma pesquisa para melhorar a gestão da carreira também deve prezar por saber quais indústrias e mercados têm potencial de crescimento e quais mudarão radicalmente. A agilidade de acompanhar isso fará toda a diferença.

Para saber, as empresas vão precisar desenvolver novas tecnologias para sobreviver no cenário atual e investir em produtos, serviços e experiências digitais.

Esta será a oportunidade de surfar nas habilidades tecnológicas, com aprendizado voltados para UX Design, Product Management, Ciência de Dados, Desenvolvimento de Software, Marketing Digital entre outras. É o momento para avaliar seu próprio crescimento.

Atitudes e comportamento

As ferramentas e conhecimentos digitais sozinhos não serão insuficientes. Eles deverão estar alinhados com uma nova atitude e comportamento. Neste momento, reavaliar esses pontos pode ser determinante para sua trajetória profissional.

Se antes a disciplina com horários, o cumprimento pontual de metas e o foco em resultados eram grandes valores para um profissional, hoje isso deixa espaço para outra atitudes como: liderança, automotivação, criatividade, comunicação efetiva, adaptabilidade, bom humor, relacionamento interpessoal e busca por conhecimento.

Na gestão da carreira, desenvolver esses novos pontos é tão importante quanto manter as capacidades técnicas.

Se no momento as pessoas deixaram de se ver no ambiente do escritório, é importante mostrar disponibilidade e colocar essas habilidades em prática para que elas não sejam esquecidas durante o distanciamento social.

Para quem pode participar de conversas, atitudes como pedir a palavra em reuniões, compartilhar experiências e mostrar que domina o conceito de produtividade (fazer mais sem prolongar o tempo de trabalho) serão essenciais para lidar com as diversas alterações na estrutura organizacional do mercado.

Ser humano

Com o alto nível de estresse pelo qual as pessoas estão passando nos últimos tempos, a luta para se manterem produtivas tem sido ainda mais complexa. Antes de tudo, para passar pela crise, é mais do que necessário reconhecer que ela está acontecendo também individualmente.

O autoconhecimento é uma das lições que a gestão da carreira prega para que possamos avaliar como andam nossas emoções, reconhecer nossas forças e o que é capaz de nos desestabilizar em tempos de crise.

Apesar de começar com uma profunda reflexão individual, esse trabalho não precisa se limitar apenas ao “eu”. Conversar abertamente sobre os sentimentos e entender a perspectiva do outro, sem julgamentos, é uma forma de compartilhar e viver melhor a própria situação.

Além disso, é possível que os hábitos e habilidades desenvolvidas em distanciamento sejam tão significativos que acompanhem a rotina quando as coisas entrarem em um status de normalidade. Por isso, pense na gestão da carreira como um processo para melhorar também como humano, e não apenas como profissional.

As empresas estão cada vez mais buscando perfis humanizados para trabalhar com elas. Saiba ser esse tipo de pessoa com o curso de Gestão da Carreira, da Plataforma Solution.