As marcas estão em processo de apropriação das tecnologias. Isso significa que elas já aprenderam a utilizar as plataformas digitais e, agora, precisam se consolidar no meio virtual. Para isso, é imprescindível aprender a analisar métricas que impactam os negócios.
Quem explica isso é o professor Marcelo Teixeira, do curso de Marketing Digital, que ministrou a aula Gestão de Marketing: métricas que realmente impactam seu negócio, no primeiro webinar da Plataforma Solution.
Planejamento
“Qual métrica é mais importante?”, questiona o professor. “Todas e nenhuma”. Para começar a analisar métricas que impactam é interessante ter em mente que todos os resultados têm algo a dizer. Mas nenhum deles será útil se a empresa não tirar conclusões que levem a ações e estratégias de marketing.
Assim, falar de monitoramento faz parte do planejamento. A ideia é que a empresa crie sua presença digital e inicie a publicação de conteúdos para estabelecer os públicos. Com isso, o acompanhamento dessas métricas consolida a marca no mercado.
Essa consolidação pode levar algum tempo, então a ideia mais usual é combinar um site de e-commerce com redes sociais e ficar de olho nas métricas.
Monitoramento
Para trabalhar de forma mais eficiente, a dica de Teixeira é conhecer as ferramentas de monitoramento de conteúdo. No caso do e-commerce, o Google Analytics pode se tornar um aliado de peso, já que, além de ser gratuito, apresenta estatísticas relevantes para a geração de estratégias.
Já no caso das redes sociais, cada uma delas apresenta relatórios para análise das métricas, com é o caso do Facebook, Instagram e LinkedIn.
Qualidade
O professor ainda explica que um balanço da produção de conteúdo é muito importante na hora de analisar métricas que impactam. “O melhor exemplo disso é o Instagram, que deixou de exibir as curtidas nas fotos como se quisesse abrir nossos olhos para focarmos em conteúdo”, ressalta.
A justificativa é que o número de curtidas pode mascarar o público efetivo daquela empresa ou personalidade. A origem disso seria os amigos e familiares que curtem a página ou o perfil mesmo sem ter a ver com o segmento. Métricas de qualidade vêm de conteúdos que geram interação de pessoas interessadas e, posteriormente, conversão em vendas.
Vaidade
O marketing digital também precisa lidar com a vaidade das marcas. Muitas empresas optam por comprar seguidores e curtidas, mas esquecem que, ao analisar métricas que impactam, esse número é muito superficial.
Justamente porque essas curtidas atrapalham o algoritmo das redes, que fazem um intenso trabalho de identificar perfis e entregar seu conteúdo para públicos que possam, efetivamente, converter em venda de produto.
Comparação
Para Teixeira, as métricas permitem identificar e analisar os sentimentos do consumidor sobre produtos e campanhas, conhecer hábitos e comportamentos de consumo e prever ações para atingir os objetivos da organização.
Tudo isso só se torna possível a partir de um trabalho consistente de comparação com resultados anteriores internos e entre empresas concorrentes. A partir disso é viável propor soluções e caminhos para a marca seguir.
Impulsionamento
Investir dinheiro em publicações faz todo sentido na visão do professor. Mas para que esse impulsionamento tenha efeito é preciso direcionar o conteúdo para o público certo.
A dica aqui é passar um tempo fazendo testes de frequência de publicação, horário e segmentação de públicos, por exemplo. E, claro, monitorar os resultados para fazer as adequações, especialmente no índice de conversão.
Origem, permanência e rejeição
Para as páginas de e-commerce, algumas métricas importantes são a origem do tráfego, o tempo de permanência no site e a taxa de rejeição (quantidade de visitantes que não passam da página inicial).
Teixeira usou como exemplos a plataforma SimilarWeb, que tem ferramentas gratuitas de avaliação da marca no universo digital.
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