As empresas que estão em processo de formação ou as instituições que se sentem um pouco fora do contexto em que estão inseridas podem aplicar a análise Pestel como estratégia para crescimento dos negócios.
Ao mesmo tempo que são muito importantes para o desenvolvimento das empresas, os fatores externos podem ser bastantes desafiadores quando o assunto é monitorar seus impactos. Por isso a análise Pestel pode ser útil para empresas de todos os tamanhos.
Afinal, o que é a análise Pestel?
A função dessa técnica é fornecer uma visão macro e atual da empresa. Isso significa entender como a política e economia do país, por exemplo, impactam nas operações internas. Para isso, esses fatores externos são separados em tópicos e, a partir de pesquisas e raciocínio, são listadas as principais tendências que podem refletir no negócio.
Os elementos relevantes para a análise englobam aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais. As palavras em inglês formam o acrônimo Pestel: Political, Economic, Social, Technological, Environmental e Legal.
Mas isso não significa que não possa haver adaptações. Algumas empresas também consideram elementos demográficos, éticos, interculturais e ecológicos durante a análise.
Benefícios
As vantagens de fazer a análise Pestel são muitas. Confira algumas que a Plataforma Solution separou:
- Identificação de oportunidades
- Prevenção de ameaças
- Baixo custo
- Desenvolvimento de alertas
Fatores políticos
A rentabilidade das operações de empresas do setor privado brasileiro está diretamente ligada à economia do país que, por sua vez, está ligada à situação política. Os empresários costumam dizer que um governo que interfere demais cria desafios maiores aos empreendedores.
Assim como a criação de novas tarifas, por exemplo, que podem impactar na produção. Dessa forma, é importante identificar quais são essas tarifas, bem como quais elementos podem influenciar seu negócio.
Uma dica é ficar de olho nas próximas eleições, nos candidatos e nas propostas para comércio exterior e legislação trabalhista, ambiental e tributária. Também é importante saber como o governo lida com o seu setor, quais as restrições impostas e quais as principais questões de proteção ao consumidor.
Fatores econômicos
A análise Pestel divide os fatores econômicos em dois. Os macroeconômicos contemplam as condições mais abrangentes de oferta e procura. Eles incluem taxas de inflação, câmbio e juros e índices de desemprego.
Já os microeconômicos são mais focados no consumidor e sua capacidade de compra. Um aumento de renda mensal, por exemplo, pode significar novas possibilidades de produtos e serviços mais selecionados e preços mais robustos.
O ponto de partida pode ser uma avaliação do cenário econômico como um todo, para saber se ele está estagnado, crescendo ou em declínio, quais as facilidades de crédito aos consumidores e como estão as taxas e variações do mercado.
Fatores sociais
Quem trabalha com marketing sabe da importância da segmentação demográfica do público-alvo para a estratégia da empresa. Isso quer dizer que o contexto social das pessoas deve influenciar a criação de campanhas a fim de promover maior engajamento e conversão.
Esse conceito também é aplicado à análise Pestel, que deve entender as influências culturais e as crenças da comunidade em que a empresa está inserida.
Algumas sugestões são: avaliar a taxa de crescimento populacional, as distribuições etária e de renda, os principais estilos de vida e as barreiras culturais, assim como analisar se a situação social local gera alguma demanda específica, como nas áreas de saúde e segurança, por exemplo.
Fatores tecnológicos
A tecnologia é um fator que influencia em todas as áreas de uma empresa. A transformação digital possibilitou que empresas entrassem em mercados ainda pouco explorados, de forma eficiente.
A análise dessa característica evita desperdício de tempo e dinheiro, já que auxilia no mapeamento do mercado com o objetivo de oferecer soluções para os desafios operacionais.
Você pode pesquisar as tecnologias disponíveis para automatização dos processos da empresa e quais ferramentas são utilizadas pela concorrência, por exemplo.
Fatores ambientais
Toda gestão empresarial deve estabelecer uma boa relação com o meio ambiente. Uma das justificativas são as novas formas de consumo, que estão cada dia mais conscientes, responsáveis e sustentáveis.
Esses fatores também influenciam a disponibilidade de recursos e matérias-primas, além de metas de poluição estabelecidas pelo governo.
Por isso, é importante considerar a regulamentação ecológica do setor, como as operações afetam o meio ambiente e se é possível reparar ou reduzir esses impactos, com a possibilidade de fontes renováveis.
Fatores legais
Saber e respeitar a legislação é fundamental para as empresas. Assim, a análise Pestel verifica esses fatores, a fim de evitar danos financeiros e perda da credibilidade perante o público.
Os principais fatores legais que envolvem empresas estão ligados às legislações trabalhista, do consumidor, patentes, de saúde e segurança.
A dica aqui é identificar essas legislações e manter-se sempre atualizado com as alterações jurídicas.
Você já aplicou a análise Pestel? Conte para a gente suas experiências!