Quando o assunto é entrega de projetos, uma boa gestão contribui para a redução de futuros imprevistos, inclusive aqueles que não estavam no radar inicial e ameaçam o prazo final estipulado pelo gestor e sua equipe.
Para ajudar, separamos 5 dicas para gerenciar melhor riscos e prazos curtos em projetos. Confira:
Possibilidades e soluções
Estar preparado para identificar riscos e minimizá-los já faz parte da rotina de projetos, mas alguns desvios podem dificultar a execução e finalização. Nesse caso, a estratégia de analisar possibilidades e soluções pode ajudar a não transformar riscos em problemas reais.
A recomendação é não se desesperar por conta do novo prazo e investir tempo na reflexão, porque ela vai ajudar a traçar uma estratégia melhor. Vale pensar, inclusive, nos efeitos de um trabalho feito às pressas. Ou ele vai gerar retrabalho ou será tão grande a ponto de não atender a demanda do cliente, apresentando a ineficiência da estratégia.
Tenha informações suficientes
Quanto maior a quantidade de informações sobre o projeto, mais fácil será antecipar as soluções preventivas e corretivas. Isso vale também para elementos que em um primeiro olhar podem parecer até desnecessários.
Apesar disso, durante o processo de reflexão, alguns itens se tornam mais ponderáveis e tomam uma nova prioridade. Pensar neles ajuda a enxergar os pontos críticos e limitações de projetos, além de fornecer visão sobre os recursos que podem ser alterados, como a falta de alguém na equipe inicial do projeto.
Priorize pontos críticos
Priorizar os pontos críticos de projetos é importante para entregar resultados sem consumir todo o tempo estipulado inicialmente. A exemplo, podemos lembrar da criação de um software que precisa de determinado prazo e relatório para sua conclusão.
Para o cliente, nada disso é importante, pois ele está de olho na entrega do projeto. No entanto, há uma demanda de energia para entregá-lo junto com toda a proposta, mesmo sendo complexo e onerando o tempo de trabalho, a equipe precisa fazer.
Saiba lidar com imprevistos
Se as surpresas ainda parecem irremediáveis, entender como reagir garante planos mais assertivos e entregas adequadas, independentemente de contratempos.
Se especializar em Gestão de Projetos e cursos relacionados ajuda a lidar com esse tipo de situação, pois, sem identificar problemas, mesmo sejam pequenos e ocorram ao longo da execução de um plano, gestores e equipes podem gastar uma carga de tempo maior para algo que não é interessante para o cliente.
Mantenha a equipe envolvida
Um dos problemas dentro de projetos está voltado para funções múltiplas dos funcionários, em que, por questão de prazos e exigências do cliente, não somente a entrega pode sofrer complicações, como também a estrutura da equipe.
Para gerar impacto positivo na agilidade e tomada de decisões, basta prestar atenção na eficiência de gestão e promover o envolvimento da equipe em mais ações, mas sem perder a qualidade do serviço por conta de sobrecargas.
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