Planejamento é o conceito base para direcionar uma empresa e evitar o fracasso ou imagem negativa em suas iniciativas. Mesmo sabendo disso, existem erros de marketing que insistem em acontecer, seja por despreparo ou falta de interesse em criar uma estrutura que sustente a área na organização.
É bastante comum ver empresas com pensamento mais tradicional trabalhando com soluções fáceis para as demandas de marketing, o que envolve funcionários pouco indicados para a tarefa ou com conhecimento limitado sobre o que é bom ou ruim para a marca.
Esses passos podem iniciar uma turbulenta caminhada, que envolvem erros e uso indevido de ferramentas, desequilibrando de vez o posicionamento da empresa entre os seus principais concorrentes. Veja quais são os 5 erros mais cometidos pelas empresas nas campanhas de marketing.
Não entender a interação do público-alvo
Conhecer o público-alvo é algo básico para qualquer negócio. Ele engloba as pessoas que vão receber a mensagem, visualizar a campanha e até participar das ações promovidas pela marca. Por isso, ter dúvidas sobre esse grupo equivale a uma grande falha, uma vez que é impossível se conectar com um público que não se conhece.
É importante lembrar que as pessoas estão cada vez mais intolerantes com campanhas generalizadas, por isso é fundamental conversar com elas de forma mais personalizada. A sugestão é estudar um pouco mais sobre ferramentas de buyer persona para saber como agir nesse caso e não cair nos erros de marketing tão comuns.
Não definir uma estratégia
Ao deixar de lado a estratégia de marketing, é impossível saber onde se deseja chegar, tornando qualquer resultado insatisfatório. O impacto disso é simples: será impossível saber qual foi o real desempenho da campanha em si.
A própria ideia de traçar uma estratégia esclarece a necessidade de se planejar, pensando nas mais diversas coisas antes de se tomar qualquer medida prática. Uma estratégia bem-sucedida envolve também acompanhamento durante a execução do projeto com os seguintes pontos:
- Definição de objetivos claros;
- Comunicação de forma constante;
- Cumprimento das boas práticas industriais;
- Análise constante de resultados.
Não se preocupar com o tom da campanha
No momento do planejamento são definidas as ações de comunicação com o público-alvo, inclusive como isso vai ser feito. Nesse momento, saber qual tom levará a campanha mostrará de forma mais objetiva a maneira como a mensagem será passada para a audiência.
É interessante avaliar esse ponto para evitar um dos maiores erros de marketing, uma vez que a comunicação com o público deverá transmitir uma ideia, proposta, estímulo de compra ou outras possibilidades que estão relacionadas com o objetivo, mas de forma amistosa.
Não segmentar o público-alvo muito bem
A definição de público-alvo já é uma etapa essencial para nortear qualquer tipo de estratégia, mas, dentre os erros de marketing, ignorar a personalização das personas é o mesmo que atirar para todos os lados – e errar feio os verdadeiros alvos.
Para não desperdiçar tempo e dinheiro com o público errado, é preciso entender os anseios das pessoas com as quais a campanha conversa. Ir além dos dados demográficos e acompanhar as interações nas redes sociais já ajuda a identificar quais problemas os clientes possuem e a oferecer soluções cada vez mais assertivas por meio dos produtos e serviços da empresa.
Não realizar testes
Um dos grandes benefícios do marketing digital é a possibilidade de testar e mensurar todas as ações realizadas de forma rápida e simples. Mesmo assim, muitas empresas insistem em não acompanhar o resultado de suas campanhas.
Uma campanha dificilmente acerta de primeira, e, para não cair em outro dos erros de marketing, o mais indicado é realizar testes antes de colocar todas as práticas do planejamento para funcionar, sejam elas ações online ou offline. É possível contar com métricas e indicadores de desempenho para testar a eficiência das ações e realizar ajustes conforme a necessidade.
Você conhece outros erros de marketing que as empresas costumam praticar?