A gestão de pessoas envolve uma série de competências técnicas e comportamentais capazes de mobilizar equipes para o alcance de metas. Entretanto, atingir resultados através das pessoas é consequência de todo o trabalho consistente realizado por um líder durante um período.
Para se tornar um bom líder não existe fórmula mágica. É o que explica a professora do curso de Liderança e Líder Coach da plataforma Solution Denise de Moura. “Em primeiro lugar a pessoa precisa estar disposta a aceitar o desafio. Desafio este, extremamente árduo, que requer fazer com maestria uma eficaz gestão de pessoas e, através destas pessoas, apresentar os resultados esperados”, conta.
Bons líderes conseguem com eficácia fazer a gestão de equipes virtuais e globais, o que tem se tornado comum com os rápidos avanços tecnológicos. Um líder pode gerenciar equipes em que cada pessoa se encontra em um determinado lugar ou país e possui culturas totalmente diferentes.
Mas afinal, o que fazem os verdadeiros líderes? Separamos 5 dicas que podem ajudar a entender o caminho para se tornar um líder melhor.
Lidere pelo exemplo
O seu discurso é igual a prática. Eles são íntegros, honestos e verdadeiros em suas palavras e atitudes. Com este comportamento consistente eles ganham a confiança da equipe. “Como abordo no curso Liderança e Líder Coach, cargos de liderança nas organizações são transitórios. É fundamental ser a melhor pessoa em todos os momentos e lugares. E isto envolve também ser justo. Bons líderes reconhecem seus funcionários pela competência e não por afinidade”, explica Denise.
Tenha foco
Bons líderes têm uma visão de futuro clara e sabem onde desejam chegar. Mas como é inviável realizar um grande sonho sozinho, os verdadeiros líderes conseguem mobilizar suas equipes para o atingimento desta visão. “No curso Liderança e Líder Coach menciono como um líder consegue este poder de mobilização, mas de antemão ele deve dar abertura para que as pessoas possam contribuir com ideias e sugestões, compartilhando pontos de vistas diferentes.”
Seja humilde
Outro ponto fundamental levantado pela professora para ser um líder melhor é trabalhar a humildade. “E esta característica envolve um alto grau de autoconhecimento. Ele sabe que algumas das suas decisões podem não ser as mais assertivas e se responsabiliza pelos erros que por ventura venha a cometer”, explica. Além disso, continua Denise, um bom líder reconhece os pontos fortes dos seus funcionários sem se sentir ameaçado.
Saiba compartilhar
Excelentes líderes também são excelentes professores, isto é, têm um interesse genuíno por ensinar e compartilhar os seus conhecimentos, além de serem abertos para novas aprendizagens. “Eles sabem que estão no caminho certo e se sentem extremamente motivados quando olham para um funcionário, que no início apresentava grandes dificuldades, e conseguem dizer: “o discípulo superou o mestre”. Eles realmente querem fazer a diferença na vida das pessoas. O líder coach faz exatamente isso, pois contribui para que seus funcionários encontrem as soluções dos problemas, potencializando competências que nem eles sabiam que possuíam.”
Gerencie conflitos
Não tão menos importante, a professora destaca que bons líderes são excelentes negociadores e sabem gerenciar conflitos. Por terem bem desenvolvidas algumas competências como a escuta ativa e a inteligência emocional, eles conseguem dar um feedback honesto e tratam conflitos da sua equipe de forma imparcial. “No curso são apresentadas algumas situações de conflitos comumente encontradas em ambientes corporativos e como o líder pode tratá-las de forma efetiva”, afirma.
Gostou das dicas? Denise de Moura é professora do curso online Liderança e Líder Coach da plataforma Solution. Conheça o curso.